26/11/2021

Carta de Paulo aos Romanos – Donizete Pinheiro

Por Juliana Morgensten de Souza

Carta de Paulo aos Romanos / Donizete Pinheiro / 192 Páginas / Editora Eme / ☆☆☆☆☆

Ooooooiieeee!!!

E a Editora Eme me enviou o último lançamento deles: Carta de Paulo aos Romanos do autor Donizete Pinheiro.

Partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Após o seu inesquecível encontro com Jesus às portas de Damasco – cidade em que ia para perseguir os adeptos do Mestre –, Paulo de Tarso se tornará o maior divulgador do Evangelho, levando-o aos gentios e a outros povos submetidos à dominação do Império Romano. Segundo Emmanuel em seu livro Paulo e Estêvão, a sugestão de escrever as famosas epístolas partiu do próprio Jesus, uma vez que Paulo se afligia com a dificuldade de atender aos pedidos de ajuda e orientação dos amigos das igrejas cristãs. Dentre as suas muitas cartas, a do romanos se tornou a mais estudada pelos cristãos e tem importância também para o espiritismo, pois nela Paulo aborda várias questões relativas à espiritualidade. Nesta obra, Donizete Pinheiro transcreve essa carta do apóstolo dos gentios e analisa seus versículos, procurando, com sua sensibilidade e conhecimento espírita, melhor entender o pensamento de Paulo.

Ao todo, a obra possui 16 capítulos, onde o autor vai desmembrando toda a carta de Paulo de Tarso aos Romanos. Ou seja: É uma mistura de mensagens com estudo.

O livro inicia com apresentação, passa para o contexto e síntese da epístola. Logo após, inicia os comentários e desmembramentos.

Ao longo de toda a narrativa, o autor separou em pequenas e grandes partes e foi dando a sua opinião e visão à luz da Doutrina Espírita sobre o que Paulo estava se referindo.

O geral da carta fala sobre a justiça de Deus para os judeus e gentios, a pecaminosidade universal da humanidade, a Justiça de Deus para a justificação, a graça reinante através da justiça Dele, Deus demonstrando justiça em relação aos judeus e gentios, a justiça compreendida e expressada na vida do seu povo e os planos de Paulo e as saudações finais. (Fonte)

Ou seja: Paulo escreveu sobre religiosidade e todos os aspectos de forma extremamente embasada e com muitos argumentos para explicar as suas visões sobre o assunto. Já Donizete foi desmembrando, explicando e também mostrando a opinião dele sobre a atitude de Paulo. Sabe aquela simbiose do bem!? Pois então.

Carta de Paulo aos Romanos é um prato cheio para quem gosta de um bom estudo sobre religiões e as crenças ao longo das existências. Além disso, é uma ótima obra de complemento para quem esteja desbravando a Bíblia ou a vida de Paulo de Tarso após sua sincera conversão.

O texto é de fácil entendimento, a leitura é fluída, sendo necessários alguns momentos de parada para reflexões e a diagramação é padrão. Tem a parte da carta, um trecho da mesma numerada e depois as explicações.

Exemplo: Romanos 2. 1 – Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro, pois tu, que julgas, fazes o mesmo. E em seguida a opinião e visão do autor.

Terminei o livro querendo ler outras obras do Donizete e lembrando que a Chico Xavier e Emmanuel fizeram um trabalho incrível, alguns anos atrás, de desmembrando de todas as cartas dos apóstolos e, consequentemente, de Paulo também.

Onde Achar:

Loja Virtual da Eme EditoraUsando o cupom JUMOR10 você ganha desconto na compra desse e de qualquer outro livro no site.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂