28/02/2022

À Escuta do Infinito – Marcelo Glaser e Gianfranco Ravasi

Por Juliana Morgensten de Souza

À Escuta do Infinito: Estamos Mais Perto de Deus? / Marcelo Glaser e Gianfranco Ravasi / 70 páginas / Editora PUCPRess / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooiiieeeee!!

Estava dando uma volta no Kindle Unlimited, quando resolvi me jogar no e-book À Escuta do Infinito: Estamos Mais Perto de Deus? dos autores Marcelo Glaser e Gianfranco Ravasi e lançado pela Editora PUCPRess. O mesmo não faz parte do programa de livros do Kindle, porém, está custando um total de zero reais.

Partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

RESUMO:

(…) As pessoas têm uma visão muito distorcida da ciência, da religião e da relação entre ambas. Elas imediatamente colocam ciência e fé como antípodas em confronto constante. Minha visão é um pouco mais histórico cultural. Vejo a ciência como uma manifestação do esforço humano em se engajar com o mistério da existência. E a religião é, também, uma manifestação do esforço humano em se engajar com o mistério da existência. De certa forma, tanto uma quanto outra vêm da mesma fonte. Recusar-se a conversar é recusar-se a olhar para um lado da nossa vida, da existência humana, que faz parte de quem nós somos. É uma conversa perfeitamente natural. Marcelo Gleiser

A obra possui a parte pré-textual, apresentação, prefácio e a narrativa em si, onde Marcelo e Gianfranco junto com o professor de Filosofia Bortolo Valle sobre Deus e a Espiritualidade como um todo. Se você tiver tempo, consegue ler em um único dia tranquilamente.

O debate, digamos assim, começa com Marcelo e o mesmo vai discorrendo sobre o assunto a luz na Espiritualidade misturando com ciência, questões cotidianas e com histórias de outros personagens importantes já passados pela nossa sociedade como Pedro Álvares Cabral, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e Albert Einstein e que tiveram suas contribuições no mundo com suas sabedorias e estudos. Um exemplo: “O escritor francês Antoine de Saint-Exupéry em seu livro O Pequeno Príncipe escreve, no diálogo do menino com a raposa, que essencial é invisível aos olhos. Isto é absolutamente verdade, tanto na ciência quanto na fé.

Já Gianfranco vai na mesma linha e discorre sobre Deus e Espiritualidade de modo geral também abordando á luz das questões cotidianas misturando com personagens históricos como Dante Alighieri, Shakespeare, Michelangelo e Henry Miller.

Por fim, se chega ao professor Bortolo Valle e o mesmo vem trazendo uma mistura dos assuntos citados por Marcelo e Gianfranco. Ou seja: Faz um apanhado e dá a sua opinião pelo vies da filosofia. E depois, os autores respondem já indo para questões mais religiosas e espirituais de fato. Sabe aquele bom e velho debate que temos presencialmente? Pois então! Nesta parte é feita através da escrita e ainda possui Márcio Campos, Kleber Candiotto e Fabiano Incerti como convidados e igualmente debatendo sobre Deus e Espiritualidade.

De modo geral, o leitor chega a um consenso quando termina a leitura: Tanto Deus quanto a Espiritualidade estão em todos e foram e são fundamentais diariamente. E isso fica claro nas biografias dos personagens famosos e importantes que foram citados ao longo de toda a narrativa, seja de modo direto ou apenas vestido de filosofia e ciência.

O texto em si é de fácil entendimento e a leitura é fluída, sendo necessárias pausas para reflexões. Como disse anteriormente: Se a pessoa tiver tempo, consegue ler em um único dia, mesmo tirando um tempinho para pensar e analisar algum ponto em específico.

Onde Achar:

Disponível somente em formato digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂