02/03/2022

Amigo Fiel – Osmar Barbosa

Por Juliana Morgensten de Souza

Amigo Fiel / Osmar Barbosa / Pelo Espírito Lucas / 236 Páginas / Editora Book Espírita / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooooiiiieeee!!!

Resolvi pegar para ler o romance espiritualista Amigo Fiel do autor Osmar Barbosa em parceria com o espírito Lucas e lançado pela Editora Book Espírita. Li o mesmo pelo aplicativo do Storytel e gostei bastante novamente.

Partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

Antes, um aviso: A obra possui muitos gatilhos. Caso você esteja sensível emocional ou espiritualmente falando, não leia o post nem o livro. Qualquer coisa, procure o CVV. Muito obrigada!

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Os animais são nossos “irmãos mais jovens” e, embora estejam se organizando futuramente eles alcançaram um estágio tão elevado quanto o nosso. “Evoluir é o destino de todos os espíritos”. Mesmo diante de tantas contradições com os ensinos dos Espíritos superiores. Jamais se afirmou que os cães e os animais não têm alma. Tem-se um princípio inteligente, algo mais que matéria, e isso é Espírito. Deus não deixa de criar, Ele é o criador de todas as coisas e cria a todo momento. É necessário entender, porém, que o Espírito não precisa passar por todas as espécies existentes, para chegar à condição de ser humano. A alma animal, que já passou pelo reino mineral, onde a individualidade não existe, evoluiu através do reino vegetal e um dia iniciará a longa caminhada da espécie humana em direção à angelitude. Homens, animais, elementais, e todos os seres, encarnados e desencarnados, estão viajando em um mesmo destino chamado de “EVOLUÇÃO”. Onde vivem os animais após o desencarne? Existem cidades espirituais preparadas para recebê-los? Quem são os espíritos que cuidam dos animais? Eu posso reencontrar meu cão após a morte? Os animais têm alma? Animais podem reencarnar como humanos? O que Deus preparou para os animais após a morte? Esse e outros tantos questionamentos foram respondidos pelos espíritos amigos nessa psicografia. Espero que a leitura deste livro faça-nos compreender por que amamos tanto os animais. Você é meu convidado a conhecer Leleco, o Amigo Fiel.

O livro aborda duas grandes polêmicas dentro do Espiritismo: Animais e Suicídio, além de também abordar a leucemia.

Amigo Fiel possui o jovem Rafael e seu cachorro Leleco como protagonistas, além dos pais do menino chamados Marcos e Letícia.

Tudo começa com o próprio Osmar sendo convidado pelo plano espiritual para fazer um livro abordando as questões espirituais dos animais, as evoluções e reencarnações. Com isso, a obra possui dois caminhos: Um é do próprio autor acompanhando todos os fatos inloco para depois passar para o papel e o outro é a história em si da família e do próprio Rafael.

Ainda muito jovem, o protagonista tinha sérias crises de febres emocionais, além de ser muito fechado, apesar de se dar bem como a maioria dos seus colegas. Por indicação da psicóloga a e amiga da família, os pais adotam um cachorrinho de nome Leleco e, a partir de então, o leitor passa a acompanhar a simbiose saudável e do bem entre os dois.

Por outro lado, Osmar segue sua jornada de conhecer locais no mundo espiritual ainda um pouco desconhecidos ao grande público e acompanha todos os passos do jovem, do seu amiguinho canino e seus familiares.

Tudo estava indo bem até a descoberta do câncer em Rafael e, com isso, o livro também passa a abordar todo o processo físico e espiritual desta questão. Ou seja: Existe uma colônia somente para cuidar das crianças com câncer, além do auxílio do mundo espiritual, e nesta parte, se teve a presença do espírito já tão conhecido Nina Brestonini.

Com o passar do tempo, o leitor vai vendo o desenrolar dos acontecimentos como a “conversão” de Marcos para o Espiritismo, a recuperação de Rafael e seu declínio moral e espiritual depois, a importante presença de Leleco como cão terapia, o livre arbítrio e os resgates de outras vidas.

O texto em si é de fácil entendimento e a leitura é muito fluída e envolvente. É real oficial aquela obra que não quer se parar de ler em momento algum. E isso muito se deve as temáticas polêmicas e instigantes, não é mesmo!? Além de querer conhecer todos os lugares que o autor visitou. Apesar de parecer, não é um livro para todos. Quem estiver ou ser muito sensível, pode ter sérios quadros de gatilhos.

Um outro ponto a ser comentado é a diagramação lindíssima. Em formato físico, deve ser mais incrível ainda. Entre os capítulos, são colocados imagens de cachorrinhos muito fofos e alguma frase edificante. Depois vem o título em si e a narrativa. Por estar no celular, ficou tudo cortado e não adiantava tirar foto. Mas quem pegar o físico, aproveite.

Onde Achar:

Storytel – Possui 30 dias grátis.

Ou na Amazon:

Disponível em formato físico:

E digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂