28/05/2022

Hidratando a Alma: Filme “Homem De Deus” – Bolanle Austen-Peters

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooooiiiiieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse sabadão com o filme espiritualista de hoje: Homem de Deus, lançado em 2022, com direção de Bolanle Austen-Peters e está disponível na Netflix.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

SINOPSE:

Em Homem de Deus, Samuel abandona uma dura educação religiosa para viver a própria vida, mas sua mente ainda está condicionada aos valores de sua criação, o deixando em uma encruzilhada moral, entre o caminho da religiosidade e o da liberdade. Tendo sido marcado por seu pai disciplinador, o pastor Josiah Obalolu, Samuel Obalolu virou as costas para sua família, saindo de casa para nunca mais voltar. Nessa nova vida, três mulheres disputam seu coração, mas o desejo por dinheiro e um profundo ressentimento por seu pai atormentam sua alma. Inspirado na parábola bíblica do filho pródigo.

A obra possui Samuel como protagonista e tem uma família extremamente religiosa, sendo seu pai um pastor muito conhecido dentro nos preceitos religiosos. Com isso, o telespectador passa a acompanhar os primeiros passos de Sam e seus entes naquelas religiões que deixam medo e pavor nos fieis se passando por caridade e mensagens de Deus. Com o passar do tempo, o rapaz se revolta com o comportamento rígido da mãe e some no mundo.

Durante anos, Sam torna-se uma pessoa cheia de vícios, mulheres, prazeres e tudo do bem e do melhor superficialmente até se apaixonar Joy. A moça é realmente religiosa e viva uma vida correta de fato. A partir de então, é possível observar os desenrolar dos fatos com o envolvimento dos dois e o sumiço de Joy por não ser autorizada a se envolver com um homem como ele.

Querendo ficar mais perto da sua amada, mesmo não sabendo onde ela está, Sam volta a frequentar e trabalhar na Igreja e casa-se com Teju, onde ela é da mesma congregação e começa a auxiliar Sam em muitas questões, não muito espirituais assim.

Com isso, Sam torna-se aquela pessoa que, como se diz popularmente, que usa a religião para diversos fins e não é estando dentro de uma igreja ou algum templo religioso que faz o indivíduo mudar de fato.

Depois de voltar a tornar religioso por mulher e não por querer de fato, Sam decide abrir o seu próprio estabelecimento de fé… mas não para ajudar outras pessoas e sim para ganhar rios de dinheiro com elas. Além disso, o protagonista também passa a se envolver com outras mulheres, com Teju sabendo de muitas delas e ocultando muitas questões importantes e humanas.

O filme também fala sobre o livre arbítrio, o comprometimento e mudança de fato, a ganância e a triste realidade e bem atual de indivíduos usando a religião para ficarem riquíssimos. È um aprendizado com uma certa leveza, mas o que fica é a alta reflexão durante o filme inteiro. Porque é sempre triste ver uma pessoa abandonar os familiares por tão pouco e ir mudando de vida por inúmeras questões e nunca por querer de fato amadurecer.

O único ponto negativo é a costura da obra, digamos assim. É praticamente eu tentando costurar e tudo sair de um jeito. A mensagem foi passada e é possível de ser entendida, mas tudo feito de um jeito tão estranha e parece muito na pressa.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂