27/05/2022

O Evangelhinho Segundo O Espiritismo – Laura Bergallo

Por Juliana Morgensten de Souza

O Evangelhinho Segundo O Espiritismo / Laura Bergallo / 176 Páginas / Editora Lachâtre / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooooooiiieeee!!!

Estava dando uma conferida nos livros na bibilioteca do Centro Espírita onde frequento e trabalho, quando O Evangelhinho Segundo O Espiritismo chamou muito a minha atenção e resolvi pegar para ler. O mesmo foi escrito pela autora Laura Bergallo e lançado pela Editora Lachâtre, selo Jovem.

Partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

“Em agosto de 1863, Kardec perguntou a um espírito sobre a obra que estava organizando em segredo. O sigilo valia também para o título, que o próprio editor só veio a conhecer no momento da impressão. O espírito respondeu que a obra teria enorme importância, não só no mundo religioso, como também para a vida prática das nações. Disse esse espírito que, já há muito tempo, os espíritos do bem planejavam o lançamento do livro, que teria como objetivo tirar as pessoas da obscuridade e libertá-las da ignorância moral. O espírito revelou também que eles dois (a entidade que se comunicava e o próprio Allan Kardec) trabalhavam na espiritualidade há bastante tempo para poder lançar a obra no plano físico. E Kardec foi avisado de que o lançamento do livro despertaria grande oposição por parte das religiões estabelecidas, mas que ele poderia contar com o apoio dos espíritos nessa tarefa tão difícil. Assim, em abril de 1864, surgia a primeira edição de O Evangelho segundo o Espiritismo. Cento e quarenta e cinco anos depois, com a publicação de O Evangelhinho segundo o Espiritismo, o público juvenil finalmente seria atendido com esta edição escrita especialmente para eles”.

A obra é infantojuvenil e tem o objetivo de transmitir e explicar os ensinamentos contidos no O Evangelho Segundo O Espiritismo com uma linguagem mais clara, simples, objetiva e jovial. Inclusive, se tivesse juntado esse livro com o oficial nos meus primórdios espíritas, o entendimento teria sido bem mais fácil e tranquilo.

Sendo assim, o livro possui, ao todo, 27 capítulos, além da introdução e de como nasceu a obra e tem exatamente a mesma sequência em O Evangelho Segundo O Espiritismo, tirando as preces finais que não necessitam de explicações.

Inicia com Não vim destruir a lei e continua discorrendo através de Meu reino não é deste mundo, Na casa do meu Pai existem muitas moradas, Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo, Bem-aventurados os aflitos, O Cristo consolador, Bem-Aventurados os pobres de espírito, os que têm o coração puro, os brandos e pacíficos, os que são misericordiosos, Amar o próximo como a si mesmo, Amem os seus inimigos, Que a sua mão esquerda não saiba o que dá a sua direita, Honrem seu pai e sua mãe, Fora da caridade não há salvação, Sejam Perfeitos, Muitos são os chamados, pouco os escolhidos, A fé move montanhas, Moral estranha, Procurem e encontrarão, Peçam e Conseguirão e por aí vai.

O que muda do original e clássico para esta obra escrita pela Laura é o formato e as explicações mais atualizadas e populares. Um exemplo: O capítulo 15 é sobre Fora da Caridade Não Há Salvação. E a autora vai desmembrando todos os tópicos existentes naquele capítulo e por fim e o que eu achei mais incrível, tem o tópico “neste capítulo, os espíritos ensinam” e segue um pequeno resumo em formato de itens sobre o que foi dito naquela parte. Ou seja: 1 – Que os que praticam a caridade viverão em paz na Terra e estarão em bom lugar no céu. 2 – Que nada exprime com mais exatidão o pensamento de Jesus Cristo e nada resume de forma tão perfeita os deveres dos homens quanto a máxima fora da caridade não há salvação e mais 4 itens discorrendo sobre o tema. Tudo bem fácil e acessível real oficial.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída, envolvente e ao mesmo tempo são necessários pausas para reflexões. A obra é um ótimo complemento de estudo para o livro oficial e auxilia muito tanto a quem já se encontra a bastante tempo na Doutrina quanto para quem está chegando agora, inclusive os adolescentes. Confesso que fiquei bem surpresa com todo o contexto e terminei querendo saber se ela tinha feito a mesma coisa com as outras obras da codificação espírita porque é um auxílio e tanto e fiquei sabendo que já tem do O Livro dos Espíritos também. Além disso, entende-se porque ela ganhou o prêmio Jabuti. Muito merecido!

Onde Achar:

Disponível somente em formato físico:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂