29/05/2022

Hidratando a Alma: Palestra “Homossexualidade e Bissexualidade” – Marlon Reikdal

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooooiiieeeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a palestra espírita que hoje é com Marlon Reikdal e o assunto “Homossexualidade e Bissexualidade”. O evento aconteceu no dia 8 de Setembro de 2018 na 13ª Semana Espírita da KSSF – Kardecian Spiritist Society of Florida nos Estados Unidos.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

O palestrante começa falando sobre a palestra ocorrida antes e da música inicial, principalmente quando é citado um mundo com menos violência, interliga com as questões da sexualidade e com a vivência com o diferente.

Lembra Nietzsche em 1800, o discurso da verdade que era uma forma de manutenção de poder na verdade e lembra do normal, da exclusão de todos aqueles não enquadrados na normalidade, digamos assim e que todo mundo viverá, em algum momento, fora dessa linha do normal.

Também discorre sobre a vivência do Evangelho e as referências doutrinárias quando as questões de homossexualidade, principalmente nas palavras de André Luiz, Emmanuel, Joanna de Ângelis, Manoel Philomeno de Miranda e do próprio Divaldo Pereira Franco. Cita sobre o posicionamento claro dentro do Espiritismo quando a homossexualidade e o que impede essa clareza e visão são os preconceitos, fala sobre as palavras opção e orientação sexual que são muito utilizadas no meio social e diz que ninguém opta por ser homo ou heterossexual, sendo o certo comentar sobre orientação sexual.

Marlon relembra de tempos atrás a homossexualidade ser considerada uma doença mental, os sujeitos bissexuais, as problemáticas de quando o indivíduo carrega as questões homossexuais de outras existências e na infância e tudo ficar mais compreensível com a reencarnação. Após, o palestrante começa a mostrar slides de passagens nas obras espíritas sobre o tema da palestra. Inicialmente mostra as citações de André Luiz na obra Ação e Reação de Francisco Cândido Xavier, comenta as diferenças entre orientação sexual e personalidade e depois discocrre sobre as palavras de Andrei Moreira sobre o assunto.

Cita de todo ser humano ter muitos temas a serem tratados e não somente quanto a sexualidade, cita o livro Sexto e Destino de Chico em parceria com André Luiz, as vivências dos missionários na Terra e as escolhas nas encarnações terrenas. Por fim, fala sobre as palavras de Emmanuel, Joanna de Ângelis e Divaldo Pereira Franco sobre o assunto e comenta sobre o problema não estar na orientação sexual e sim na forma como o indivíduo vive a satisfação do próprio desejo e termina de fato com uma frase de André Luiz no livro Sexto e Destino.

Não conhecia o Marlon e já quero bater papo tomando um café com ele. Maravilhoso! E vai misturando um tema tão sério e polêmico com bom humor e questões bem cotidianas e bem gente como a gente. Adorei!

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂