30/06/2022

Qual o Sentido da Vida? – Marco Túlio Michalick

Por Juliana Morgensten de Souza

Qual o Sentido da Vida? / Marco Túlio Michalick / 208 Páginas / Editora EME / ☆☆☆☆☆

Oooooiiiiieeee!!!

E daí recebi da Editora Eme os seus dois novos livros: Qual O Sentido da Vida? e Zaqueu e Jesus (Muito obrigada, pessoal). De largada e curiosidade, decide me jogar inicialmente no primeiro, onde o mesmo foi escrito pelo Marco Túlio Michalick.

Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

De acordo com um estudo realizado pelo site de buscas Ask Jeeves, página focada em esclarecer dúvidas diversas, uma das dez perguntas mais difíceis de se responder é: Qual é o sentido da vida? Certamente, já nos fizemos esta pergunta em algum momento desta nossa jornada terrena, mas, como cada existência possui suas próprias peculiaridades, cada um de nós dará sua própria resposta a esta pergunta. Assim, longe de querer fechar a questão, Marco Tulio Michalick pretende, neste livro, trazer uma reflexão mais ampla sobre o tema. Utilizando textos de espíritos e também de histórias de sua vivência pessoal, o autor vai, de capítulo em capítulo, fazendo ponderações à luz do espiritismo, destacando a relevância desta existência que atravessamos e das atitudes positivas que devem ser tomadas para que cada um aproveite, da melhor forma possível, sua presente encarnação.

O mesmo é uma obra de reflexões misturado com contos, auto-ajuda e questões espirituais, foi escrita durante o período mais hard da pandemia e, ao todo, possui 28 capítulos, mais a introdução e sobre o autor. No fim, a combinação ficou bastante interessante.

Sendo assim, inicia com a próxima curva e depois passa para o vazio existencial, jogo é jogo e treino é treino, ilegal, imoral ou engorda, eu não consigo respirar, alimentando o perdão, a arte de perguntar, a grande lição, qual é o sentido da fábula da coletividade, a corrente do bem, a autopunição, qual a origem da gagueira?, quais são seus dons e talentos?, é melhor prevenir do que remediar, a capacidade de se reinventar, eu vou aterrissar no Rio Hudson e entre outros.

Durante toda a narrativa, o autor vai discorrendo sobre os assuntos a luz das questões sociais junto com as espirituais e filosóficas. No fim, a combinação deu muito da boa e ficou bastante interessante. Além disso, o livro possui uma diagramação padrão com o número, o assunto, uma pequena frase de alguma personalidade conhecida, depois discorre sobre o tema e, no fim, um pequeno quadro sobre o que o Espiritismo fala sobre tal questão.

Um grande exemplo é o capítulo 6 que fala sobre o ilegal, imoral ou engorda, ou seja, sobre a moral do ser humano nos dias atuais. Em menos de 10 páginas, Marco Túlio cita a música de Roberto Carlos, as diferenças de ética e moral trazidas por Mario Sergio Cortella, a lei de causa e efeito mostrada por Allan Kardec, uma pesquisa realizada com inidvíduos para saberem sobre sua moralidade e o que a Doutrina Espírita pode nos ensinar sobre o fato.

Além disso, também aborda o senso de coletividade ou a falta do mesmo pegando a pandemia como exemplo. Pois quando estava somente em um local longe ninguém se importava e com o passar do tempo, as pessoas que pensar nas outras de forma obrigatória e o compromisso espiritual do piloto Chesley Sullenberger que conseguiu pousar um avião em pleno Rio Hudson e salvou a vida de milhares de passageiros.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída, envolvente e com pausas reflexivas em alguns momentos. A obra é ótima para quem está vindo de uma leitura mais pesada e deseja algo mais suave e bem gente como a gente. E sempre é bom ler algo de um “espírita normal” com citações do cotidiano e bem conhecidas do grande público, né minha gente!?

Onde Achar:

Disponível somente em formato físico:

Loja Virtual da EditoraUsando o cupom JUMOR10 você ganha desconto na compra desse e de qualquer outro livro no site.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂