08/07/2022

Cascata de Luz – Irene Pacheco Machado

Por Juliana Morgensten de Souza

Cascata de Luz / Irene Pacheco Machado / Pelo Espírito Luiz Sérgio / 336 Páginas / Editora Recanto / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooiiiieeee!!!

E daí peguei para reler o livro Cascata de Luz da autora Irene Pacheco Machado em parceria com o espírito Luiz Sérgio.

Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Qual o motivo pelo qual, em meio a tantas qualidades, também carregamos tantos defeitos? Qual a razão de agirmos sempre da mesma forma, fazendo as mesmas escolhas? Porque falhamos tanto em fazer o certo, sem aprender com nossos erros? Porque não conseguir.

O mesmo é uma mistura de romance com estudo e é narrado pelo próprio Luiz Sérgio, onde ele vai tendo aulas sobre as questões espirituais no Educandário de Luz e também conhecendo diversas Casas Espíritas.

A partir de então, o leitor vai meio que caminhando junto com o amigo espiritual pelas montanhas russas dos Centros, e principalmente, dos seus participantes. É possível identificar quem realmente é comprometido com suas funções, quem está ali somente a passeio, aqueles que desejam modificar toda a base da Doutrina e quem é uma coisa no local e outra totalmente fora.

Além disso, Luiz Sérgio também tem aulas e ensinamentos no chamado Educandário de Luz, que é tipo uma escola no mundo espiritual onde os espíritos amigos recebem instruções e ensinamentos. Inclusive, nesta parte são colocadas no meio da leitura, poesias e mensagens edificantes o que faz quebrar um pouco da densidade da narrativa.

Quem está sempre presente junto com Luiz Sérgio nesta jornada é o Tomás. É ele que vai esclarecendo tanto o narrador quanto o leitor do que se está passando em alguns principais momentos.

Cascata de Luz também aborda temas, de certa forma, polêmicos como amuletos, misturar crenças e religiões dentro do Centro Espírita, o modo de se vestir parecendo ir a alguma festividade, se comportar como se estivesse em um local social e não em um Centro de acolhimento e socorro espiritual e a caminhada do Espiritismo desde os tempos de Allan Kardec até aquele momento. Além disso, são mostrados os auxílios físicos e espirituais aos amigos tão necessitados em vários aspectos.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é densa e pausas são necessárias para reflexões. Parece mais uma obra de algum amigo espiritual visitando Centros Espíritas e por aí vai, porém, é extremamente profundo. O mais chocante é entender que a obra foi escrita em 1995 e, de lá pra cá, poucas coisas mudaram em alguns quesitos. O único diferencial, ao meu ver, foi um pouco mais de olhar carinhoso para outras crenças espiritualistas, mas sabendo que as mesmas não devem interferir no andamento da Doutrina Espírita como um todo.

O mesmo é uma ótima leitura de lazer assim como de complemento de estudo ou obra principal de grupo mesmo até porque é um prato cheio para muitos debates edificantes.

Onde Achar:

Disponível somente em formato físico:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂