14/08/2022

Hidratando a Alma: Palestra “Homenagem Ao Dia dos Pais” – Jean Kulcheski

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooooiieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com uma covidlestra espírita temática: Homenagem Ao Dia dos Pais. A live foi realizada por Jean Kulcheski no dia 9 de Agosto de 2020 para o canal SEMP – Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

O palestrante começa falando sobre Deus, do pai de cada indíviduo e também da questão de ser pai para aqueles que já tem filhos. Depois aborda sobre o amor de Deus, onde muitos ainda tem a visão do pai punitivo e cruel apresentada no Velho Testamento, lembra a necessidade de modificar essa visão e passar a observar e lembrar de Deus na versão apresentada por Jesus, onde o Mesmo é bom, justo e misericordiosos e cita as palavras de Haroldo Dutra Dias sobre o assunto.

Fala sobre humildade, a experiência religiosa completa ser uma via de mão dupla, a necessidade de muitos precisarem que as coisas sejam sempre do jeito delas e a petulância de querer disputar o controle das situações com Deus. Relembra sobre a família, onde a mesma vem para ajudar na evolução do ser humano e comenta a questão 775 de O Livro dos Espíritos.

Cita a sociedade líquida, onde todos os relacionamentos atuais são descartáveis, a importância do pai na atual encarnação e dessa questão através das palavras de Maomé, de Jesus presentes na Bíblia e no capítulo 14 do O Evangelho Segundo O Espiritismo. Comenta sobre os relacionamentos entre pais e filhos, onde na maioria das vezes as convivências são complicadas, muito em função das questões reencarnatórias, o esforço importante para a convivência e explica a frase honrar pai e mãe.

Comenta sobre gratidão, a diferenciação entre ser conivente e acolher a situação e relembra algumas passagens do livro Paulo e Estevão. Depois discorre sobre ser um bom pai, onde existe a necessidade de um exame de reflexão quanto ao comportamento de ser filho e, consequentemente, pai.

Por fim, aborda o que um pai deve fazer pelo seu filho lembrando as palavras contidas na questão 491 do O Livro dos Espíritos, a importância de saber diferenciar ser presente de dar presentes, o quanto muitos pais preferem trabalhar muito para ostentar e dar atenção aos filhos através de questões materiais, a qualidade dos relacionamentos, a educação dos mesmos nas palavras contidas no O Evangelho Segundo O Espiritismo, a missão dos pais e os filhos ingratos.

Jean foi muito simples assim e esclareceu todos os pontos e questões de uma forma tranquila e bem gente como a gente. Aproveitando: Um ótimo dia dos pais a todos, inclusive aquelas mulheres que também são pais em tempo integral.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂