10/09/2022

Hidratando na Alma: Filme Predestinado – Gustavo Fernández

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooooooiiieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse sabadão com o filme espírita de hoje: Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz, lançado em 2022, com direção de Gustavo Fernández, participações de Dalton Mello e Juliana Paes e teve como base o livro de mesmo nome do autor John G. Fuller (Post aqui)

De largada um aviso: É necessário estômago forte porque muitas cenas explícitas das cirurgias são mostradas. Ou seja: É melhor comer a pipoca antes do filme começar porque depois é tenso.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

SINOPSE:

José Pedro de Freitas, mais conhecido por Zé Arigó (Danton Mello), era um homem simples que morava junto com a sua esposa Arlete (Juliana Paes) em Congonhas, Minas Gerais. Durante a década de 50, uma época em que a religião espírita não era tão conhecida e respeitada no país, Arigó tornou-se um símbolo de esperança através de suas cirurgias e curas espirituais. Baseada na história real, Arigó, com o auxílio do espírito de Dr. Fritz, fez inúmeras cirurgias espirituais em pessoas do Brasil e do mundo. Após várias dores de cabeça, insônia e visões, Arigó passou a ouvir vozes e sonhar com uma pessoa que se denominava como Adolph Fritzum, um médico alemão desencarnado durante a Primeira Guerra Mundial. Após um tempo rejeitando a alma, Arigó passou a fazer os desejos de Fritz, curando pessoas que precisavam de cirurgias espirituais. Apesar da desaprovação da Igreja Católica e das autoridades civis, Arigó fundou uma clínica à Rua Marechal Floriano, em Congonhas, onde chegava a tratar, gratuitamente, até duzentas pessoas por dia.

Sendo assim, o filme focou mais nas questões mediúnicas de José Pedro e sempre fazendo ligações com a sua infância, seus primeiros sinais mediúnicos e seu medo em não desempenhar a missão lhe dada.

Junto a isso, também é mostrado Zé Arigó como ser humano normal com sua família, inclusive com seus problemas e a grande questão do chamado “santo de casa não fazer milagre”, pois um dos seus filhos tinha problema nos pés e nada poderia ser feito. Inclusive, nesta parte, Predestinado fala da mediunidade ainda na infância, pois um outro filho já demonstrava sinais mediúnicos.

Com o passar da narrativa, o filme vai mostrando as diferenças de Zé Arigó normal, quando incorporava Dr. Fritz nas consultas e nas cirurgias. Esse foi o maior ponto positivo de toda a obra porque foi tudo mostrado de forma bem natural e real.

Predestinado também abordou os julgamentos, os pré-conceitos das autoridades e fato pouco explorado no livro base como os comentários jocosos e humilhações nas missas com a esposa e os filhos de Arigó e a vida do mesmo na prisão, onde com o passar do tempo, também começou a fazer cirurgias tanto com os presos quanto com os vindo de fora.

O único ponto negativo, na minha opinião, foram as músicas tensas que não condizem com a caridade e as mensagens que quiseram passar. Já um grande ponto alto foi o bom humor em alguns momentos como Arigó se referindo a Dr. Fritz de careca na intimidade.

Para quem leu o livro, existem muitos focos em comuns, porém, a obra literária aborda mais todo o grande tumulto vivido pelo médium mineiro como os desafios, inúmeras prisões e tudo mais. Já o filme focou mais na mediunidade dele, do filho, do chamado telefone tocar de lá pra cá, da realidade de quando se descobre médium e tendo uma importante missão a cumprir e as cirurgias como um todo. Além disso, também foi destacado um problema no coração que no livro passou bem batido e dando a entender que isso que fez ter o acidente de carro que o vitimou. No livro é discorrido sobre a estrada estar muito molhada e escorregadia por causa da chuva.

Independente deste pequeno detalhe que não interfere na história no geral, é um ótima obra cinematográfica para quem deseja saber mais sobre Espiritualidade e mediunidade de forma ampla e geral. E para quem já é espírita ou espiritualista, Predestinado veio para acalentar o coraçãozinho real oficial e ainda tendo um plus dentro do filme mostrando o encontro dele com Chico.

Tomara que a obra chegue o mais rapidamente em algum streaming para mais pessoas conseguirem assistirem porque vale muito a pena. E por fim, um parabéns ao Dalton Mello, Marcos Caruso e a minha xará Juliana Paes que arrasaram muito.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂