02/10/2022

Hidratando a Alma: Palestra “A Visão Científica da Caridade” – Anete Guimarães

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooooiiieeeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a palestra espírita de hoje: A Visão Científica da Caridade com Anete Guimarães. O evento aconteceu no dia 25/04/2015 na Sociedade Espírita Redenção em Buritama, interior de São Paulo – SP.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

A palestrante inicia contando sua história com a cidade e depois cita um livro que recém tinha terminado de ler, onde abordava a inutilidade de certos pensamento e da Filosofia. E também comenta a importância de ler coisas opostas aquilo que se acredita, cita o autor e o livro como um todo e interliga com as relações humanas e familiares.

Reflete de como seria uma vida sem amor, arte, músicas, relações familiares e somente com comida e depois comenta sobre a importância da arte, a lei de mercado e o quanto a mesma está invadindo a vida pessoal dos indivíduos, inclusive dentro do Centro Espírita, saúde e educação.

Fala sobre a violência, as questões cientifícias, as diferenças entre dar a sua opinião e abordar algo baseado em estatísticas, todo mundo tem direito a opinião, mas não os fatos e o significado concreto dos fatos e o sentimento em relação aos mesmos.

Cita sobre ignorar fatos desagradáveis e eles ressurgirem em outro momento, a caridade e o amor, a diferença entre amar e instruir-vos e amar ou instruir-vos. Comenta sobre o livro Tormentos da Obsessão do autor Divaldo Franco em parceria com o espírito Manoel Philomeno de Miranda, em especial a parte que aborda os hospital psiquiátricos no mundo espiritual e a grande quantidade de espíritas como pacientes.

Anete também aborda sobre a maior parte da caridade no país ser feita por espíritas, a importância da coerência para exercer a caridade em todos os níveis e sua verdadeira definição. Depois relembra uma pesquisa feita por unm importante cientista brasileiro sobre caridade e sua diferenciação para filantropia. Além disso, discorre sobre os diversos estudos feitos em auxiliar instituições com dinheiro alheio e aquele retirados do próprio bolso.

Por fim, fala de como fazer voluntariado é bom neurologicamente falando, os sacríficos, a moralidade, os hábitos que se tornam prejudiciais ao cerébro depois de um certo tempo, relembra o capítulo A Casa Mental do livro No Mundo Maior do autor Chico Xavier em parceria com o espírito André Luiz e a importância da oração.

Anete maravilhosa como sempre e é sempre um aprendizado geral ouvir suas palestras. E parece que o evento aconteceu ontem e não em 2015. Muito incrível real oficial.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂