09/11/2022

Educação dos Sentimentos – Jason de Camargo

Por Juliana Morgensten de Souza

Educação dos Sentimentos / Jason de Camargo / 177 Páginas / Editora Fergs / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooooiiieeee!!!

E, enfim, peguei para ler o livro Educação dos Sentimentos do autor Jason de Camargo e lançado pela Fergs Editora.

Bora conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

Educação dos Sentimentos é uma abordagem necessária ao processo de aperfeiçoamento do ser humano. É uma área da educação que ainda se encontra a merecer melhores cuidados na sociedade contemporânea. A Federação Espírita do Rio Grande do Sul vem realizando cursos sobre essa temática ha vários anos, com resultados altamente positivos. O autor viu-se então estimulado a repassar sua experiências neste livro. 

O mesmo é uma obra de estudos junto com autoajuda e é o mais conhecido em lidar com as questões emocionais e psicológicas aliadas as espirituais.

Ao todo são 3 grandes partes, com 15 capítulos e ainda mais vários subtópicos inclusos. Bem completíssimo real oficial!

A primeira parte é sobre Autoconhecimento e possui 5 capítulos iniciando com educação do espírito, evolução humana, heranças do passado, as emoções e a vontade e sentimento. E nos subtópicos ainda é falado sobre as educações moral e dos sentimentos, o psiquismo na visão espírita, perispírito e suas propriedades, funções psiquícas, homens e animais, o corpo físico, relação inconsciente-consciente, o que é emoção, as relações emoção e corpo, a vontade na visão espírita, a gênese dos sentimentos e o mecanismos de defesa.

Já na segunda parte é abordado sobre os Sentimentos e tem 4 capítulos com o perdão, caridade, bondade e humildade e o amor. Além disso, também é falado sobre Jesus e o perdão, hábito de perdoar, a caridade segundo Jesus, a rígidez mental do orgulho, a humildade, o despertar da consciência, a lei do amor e o amor se aprende,

Por fim, a terceira grande parte é o Desenvolvimento das Virtudes e discorre sobre as mudanças de paradigmas, auto-estima, empatia, a prece, a meditação e os assuntos complementares. Inclusive, é o maior capítulo e com mais subtópicos também e dentro é comentado sobre o que são paradigmas, Thomas Kuhn e os paradigmas, criatividade e flexibilidade, características de baixa auto-estima, aumentando a auto-estima, desenvolvendo a empatia, fluxo mental, mecanismos da prece e da meditação, solidificando as virtudes, aprendendo a ver, autoconsciência espírita, colaboradores de Deus e os desejos.

Durante toda a narrativa, o autor vai discorrendo sobre os temas de uma forma prática e com muitos exemplos emsabados nas questões físicas, emocionais e espirituais. Um exemplo e que gostei bastante é quanto ao tópico A Gênese dos Sentimentos e Jason coloca sobre o psiquismo humano quanto ao assunto, coloca uma tabela diferenciando os sentimentos inferiores como ódio, egoísmo, maldade, ressentimento, orgulho, fé cega e sofrimento e os sentimentos superiores como o amor, altruísmo, bondade, perdão, humildade, fé raciocinada e felicidade.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída com pausas sendo necessárias para reflexões e autoentendimentos. E realmente é tudo que dizem e é um ótimo livro de estudo ou complemento. Inclusive, uma parte da obra já fez parte de estudos dentro do meu grupo de estudos do Centro Espírita. Então! Realmente ajuda megamente real oficial.

Onde Achar:

Disponível em formato digital e físico:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂