29/11/2022

Meninas do Barulho – Lamartine Palhano Júnior

Por Juliana Morgensten de Souza

Meninas do Barulho / Lamartine Palhano Junior / 96 Páginas / Editora Lachâtre Jovem / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooooooiiiieeeeeeee!!!

E por influência da Jéssica do Leitura Espírita resolvi pegar para ler Meninas do Barulho: A história real das irmãs Fox de Hydesville do autor Lamartine Palhano Junior e lançado pela Lachâtre Jovem.

Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

No século XIX, muitos fatos inexplicáveis mobilizaram as pessoas nos Estados Unidos e Europa. Eram pancadas nos móveis e paredes, movimentos de objetos, sem causa visível. Mas que acabariam por revelar um agente invisível por trás das ocorrências: eram os espíritos. A história desses fenômenos começou em 1848, nos Estados Unidos, na propriedade rural da família Fox, envolvendo as três filhas do casal, Margaret, Kate e Leah, no desvendamento de um grande mistério. O que aconteceu e onde tudo aquilo as conduziu? O que esses fatos têm a ver com o espiritismo? Para saber, abra o livro e comece a ler.

O mesmo é uma mistura de estudo com contexto histórico espírita e, ao todo, possui 20 capítulos já juntando com a apresentação, no limiar da nova revelação, glossário, bibliografia e quiz.

Durante toda a narrativa, o autor vai discorrendo sobre o surgimento mais frequente dos fenômenos mediúnicos, inclusive e principalmente, das irmãs Fox no antes, durante e depois.

Sendo assim, a obra começa com A cabana do Fox e depois passa para o fantasma de Hydesville, conversando com o fantasma, primeiras sessões espíritas públicas, à procura de um corpo, Charles B. Rosma, consequências espíritas, a mediunidade, o destino das irmãs Fox, a opinião dos estudiosos, localização de Hydesville e a conclusão. Além disso, finaliza com um arquivo fotográfico e um poema mediúnico sobre Hydesville.

Em meio as explicações e histórias das mesmas, Lamartine coloca imagens tanto de questões pessoais das irmãs e da família quanto do Espiritismo como um todo.

O livro tem como objetivo somente reunir em um único lugar todos os fatos e acontecimentos naquela época em relação a elas e sem colocar um final ou uma opinião própria e pessoal do autor. Ou seja: Ótimo para quem desejar conhecer, um pouco mais a fundo, sobre as irmãs Fox. E isso vale tanto para as questões verdadeiras quanto para os boatos.

Para quem já é espírita e pegou pinceladas pela internet e em diversos livros, Meninas do Barulho não traz nenhum fato diferente do já conhecido. Mais para quem está chegando agora é uma ótima oportunidade para conhecer, em um único lugar, sobre as irmãs e todo o mistério mediúnico que as envolve. Pelo sim ou pelo não, o trio contribuiu e muito para estudos mais aprofundados da mediunidade e do Espiritismo em si.

Um ponto a ser destacado é a diagramação padrão e delicada ao mesmo tempo. A cada novo capítulo, tem uma imagem das três, o nome do capítulo e o texto como um todo com, uma média, de 2 páginas cada.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída e envolvente. E é ótimo para quem busca um livro inicial para conhecer melhor a descoberta dos dons mediúnicos e do Espiritismo também e de complemento para algum estudo.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂