Kardec: A História Por Trás Do Filme – Wagner de Assis e Marcel Souto Maior
Kardec: A História Por Trás do Filme / Wagner de Assis e Marcel Souto Maior / 216 Páginas / Editora Record / ☆☆☆☆☆
Ooooiiiiieeee!!!
Dando minhas clássicas voltas pelo Kindle Unlimited, encontrei o e-book Kardec: A História Por Trás do Filme dos autores Wagner de Assis e Marcel Souto Maior e lançado pela Editora Record.
Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.
(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)
As histórias dos bastidores do filme sobre Allan Kardec que estreou em maio de 2019 nos cinemas. Em 2019, por ocasião dos 150 anos de Allan Kardec, o roteirista e diretor Wagner de Assis se uniu ao jornalista e também roteirista Marcel Souto Maior para adaptar para o cinema a biografia de um dos maiores ícones do espiritismo. Produzido pela Conspiração e distribuído pela Sony Pictures, o longa-metragem Kardec: o filme narra a trajetória de Hippolyte Léon Denizard Rivail. No livro Kardec: a história por trás do filme, o leitor é convidado a conhecer os bastidores das filmagens. Aos 53 anos, o cético professor, membro da Academia de Ciências de Paris, decidiu mudar de vida e de nome para dar voz aos espíritos e revelar os bastidores do mundo invisível. Por sua atuação, ele ficou conhecido como o codificador e principal divulgador da doutrina espírita. Mas o que fez o professor Rivail se transformar em Allan Kardec? O que o levou a acreditar na presença e influência dos espíritos? Que adversários ele enfrentou para difundir a doutrina anunciada em O livro dos espíritos? As respostas passaram às telas do cinema, em uma viagem no tempo à França do século XIX, retratando uma vida de luta e transformação. Sob a luz de velas e lampiões de uma Paris em plena ebulição – atmosfera reproduzida com precisão na cinebiografia histórica Kardec -, o diretor Wagner de Assis e sua equipe viveram episódios surpreendentes, emocionantes e também divertidos. Tais fatos são narrados na primeira parte de Kardec: a história por trás do filme, em crônicas escritas no dia a dia das filmagens, ainda sob o impacto de situações inesperadas. O livro traz, ainda, textos inéditos do jornalista Marcel Souto Maior – autor da biografia que deu origem ao filme – sobre o processo de desvendar, aos poucos, esse personagem histórico. Por fim, na entrevista inédita, na terceira parte do livro, Marcel Souto Maior e Wagner de Assis conversam sobre como encaram questões como a espiritualidade, a escrita e o cinema. Enriquecido com registros fotográficos das experiências e das emoções vividas no set, Kardec: a história por trás do filme registra o desafio de reconstituir e levar às telas de cinema a trajetória de um dos pais do espiritismo.
Sendo assim, o diretor Wagner de Assis teve a ideia de colocar no papel suas visões, percepções e fatos ocorridos durante as gravações do filme e com isso contou com o auxílio do autor Marcel Souto Maior.
Ao todo, Kardec: A História Por Trás do Filme possui 3 grandes partes com vários subtópicos, além da capa, rosto, créditos, epígrafe, dedicatória, Sony Pictures Conspiração, agradecimentos, sumário, nota aos leitores, introdução e depois também créditos do filme, Colofon e as redes sociais do livro.
A primeira parte é o capítulo Da Ideia À Tela, onde Wagner vai discorrendo sobre toda a trajetória que aconteceu para o filme chegar as telonas. Toda a preparação histórica, de si próprio, dos atores sendo escolhidos e depois se transformando em personagens, as gravações tanto no Brasil quanto em Paris, os fatos ocorridos e os auxílios durante as cenas e nos bastidores também.
Depois, tem uma quebra na narrativa com muitas fotos das gravações com pequenas descrições dos fato.
Já o segundo capítulo se chama De Rivail a Kardec: A Saga de Uma Transformação e é contado pelo autor Marcel Souto Maior, pois o mesmo ajudou Leonardo Medeiros e também os outros autores. Aproveitando, Souto Maior conta um pouco a história do surgimento das mesas girantes, a descoberta da mediunidade, do interesse de Hippolyte Léon Denizard Rivail quanto ao assunto, o nascimento do Espiritismo e outras questões tão debatidas e importantes da época.
Por fim, terceira parte é Conversas Para o Além e Além com Wagner de Assis entrevistando Marcel Souto Maior e depois vice-versa e a dupla vai passeando pelos livros escritos pelo autor, o filme, a Doutrina Espírita como um todo, a vida e obra de Allan Kardec e as ligações de ambos com o Espiritismo.
O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída e envolvente. Se tiver tempo é possível de ser lida em um único dia. O livro é ótimo para quem está chegando no Espiritismo agora porque dá aquele gostinho de quero mais e instiga o leitor a buscar maiores informações sobre o assunto. E quando você termina a leitura, deseja enviar uma mensagem para todo mundo ter a mesma ideia com os outros filmes espíritas e espiritulistas também.
Onde Achar:
Disponível em formato física e digital:
(Blog ganha comissão por venda)
Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br
Beijos! 🙂