15/12/2022

Kardec: A História Por Trás Do Filme – Wagner de Assis e Marcel Souto Maior

Por Juliana Morgensten de Souza

Kardec: A História Por Trás do Filme / Wagner de Assis e Marcel Souto Maior / 216 Páginas / Editora Record / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooooiiiiieeee!!!

Dando minhas clássicas voltas pelo Kindle Unlimited, encontrei o e-book Kardec: A História Por Trás do Filme dos autores Wagner de Assis e Marcel Souto Maior e lançado pela Editora Record.

Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

As histórias dos bastidores do filme sobre Allan Kardec que estreou em maio de 2019 nos cinemas. Em 2019, por ocasião dos 150 anos de Allan Kardec, o roteirista e diretor Wagner de Assis se uniu ao jornalista e também roteirista Marcel Souto Maior para adaptar para o cinema a biografia de um dos maiores ícones do espiritismo. Produzido pela Conspiração e distribuído pela Sony Pictures, o longa-metragem Kardec: o filme narra a trajetória de Hippolyte Léon Denizard Rivail. No livro Kardec: a história por trás do filme, o leitor é convidado a conhecer os bastidores das filmagens. Aos 53 anos, o cético professor, membro da Academia de Ciências de Paris, decidiu mudar de vida e de nome para dar voz aos espíritos e revelar os bastidores do mundo invisível. Por sua atuação, ele ficou conhecido como o codificador e principal divulgador da doutrina espírita. Mas o que fez o professor Rivail se transformar em Allan Kardec? O que o levou a acreditar na presença e influência dos espíritos? Que adversários ele enfrentou para difundir a doutrina anunciada em O livro dos espíritos? As respostas passaram às telas do cinema, em uma viagem no tempo à França do século XIX, retratando uma vida de luta e transformação. Sob a luz de velas e lampiões de uma Paris em plena ebulição – atmosfera reproduzida com precisão na cinebiografia histórica Kardec -, o diretor Wagner de Assis e sua equipe viveram episódios surpreendentes, emocionantes e também divertidos. Tais fatos são narrados na primeira parte de Kardec: a história por trás do filme, em crônicas escritas no dia a dia das filmagens, ainda sob o impacto de situações inesperadas. O livro traz, ainda, textos inéditos do jornalista Marcel Souto Maior – autor da biografia que deu origem ao filme – sobre o processo de desvendar, aos poucos, esse personagem histórico. Por fim, na entrevista inédita, na terceira parte do livro, Marcel Souto Maior e Wagner de Assis conversam sobre como encaram questões como a espiritualidade, a escrita e o cinema. Enriquecido com registros fotográficos das experiências e das emoções vividas no set, Kardec: a história por trás do filme registra o desafio de reconstituir e levar às telas de cinema a trajetória de um dos pais do espiritismo.

Sendo assim, o diretor Wagner de Assis teve a ideia de colocar no papel suas visões, percepções e fatos ocorridos durante as gravações do filme e com isso contou com o auxílio do autor Marcel Souto Maior.

Ao todo, Kardec: A História Por Trás do Filme possui 3 grandes partes com vários subtópicos, além da capa, rosto, créditos, epígrafe, dedicatória, Sony Pictures Conspiração, agradecimentos, sumário, nota aos leitores, introdução e depois também créditos do filme, Colofon e as redes sociais do livro.

A primeira parte é o capítulo Da Ideia À Tela, onde Wagner vai discorrendo sobre toda a trajetória que aconteceu para o filme chegar as telonas. Toda a preparação histórica, de si próprio, dos atores sendo escolhidos e depois se transformando em personagens, as gravações tanto no Brasil quanto em Paris, os fatos ocorridos e os auxílios durante as cenas e nos bastidores também.

Depois, tem uma quebra na narrativa com muitas fotos das gravações com pequenas descrições dos fato.

Já o segundo capítulo se chama De Rivail a Kardec: A Saga de Uma Transformação e é contado pelo autor Marcel Souto Maior, pois o mesmo ajudou Leonardo Medeiros e também os outros autores. Aproveitando, Souto Maior conta um pouco a história do surgimento das mesas girantes, a descoberta da mediunidade, do interesse de Hippolyte Léon Denizard Rivail quanto ao assunto, o nascimento do Espiritismo e outras questões tão debatidas e importantes da época.

Por fim, terceira parte é Conversas Para o Além e Além com Wagner de Assis entrevistando Marcel Souto Maior e depois vice-versa e a dupla vai passeando pelos livros escritos pelo autor, o filme, a Doutrina Espírita como um todo, a vida e obra de Allan Kardec e as ligações de ambos com o Espiritismo.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída e envolvente. Se tiver tempo é possível de ser lida em um único dia. O livro é ótimo para quem está chegando no Espiritismo agora porque dá aquele gostinho de quero mais e instiga o leitor a buscar maiores informações sobre o assunto. E quando você termina a leitura, deseja enviar uma mensagem para todo mundo ter a mesma ideia com os outros filmes espíritas e espiritulistas também.

Onde Achar:

Disponível em formato física e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂