21/02/2023

Entre o Amor e o Ódio – Valéria Lopes

Por Juliana Morgensten de Souza

A Batalha Entre o Amor e o Ódio / Valéria Lopes / Pelo Espírito Andorra / 288 páginas / Editora Pio Book / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooiiieeee!!!

Dando uma volta pelo Kindle Unlimited, resolvi me jogar no primeiro livro da série A Maldição dos Werck que se chama A Batalha entre o Amor e o Ódio da autora Valéria Lopes em parceria com o espírito Andorra e lançado pela Editora Piu Book.

Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

Na França de 1510, estávamos no tempo da inquisição, e nesta época em nome de Deus, foram cometidas barbaridades inenarráveis. Em uma pequena aldeia ao sul do reino, uma das mais prestigiadas famílias da corte, forjou uma acusação de bruxaria, levando uma bela jovem de origem humilde à condenação e morte na fogueira. Quando tudo aconteceu Helen tinha apenas 17 anos, e a alegação utilizada para sentença de morte, foi ela ter como animal de estimação um gato preto. Devido à notoriedade da família Werck, a Igreja fiel aos colaboradores mais abastados, nem se deu ao trabalho de investigar a veracidade da acusação. Durante o julgamento, o padre inquisidor, utilizando-se de suas prerrogativas, caluniou, torturou e matou antes todos os parentes mais próximos de Helen, na tentativa de que confirmassem a monstruosa denúncia de que ela era uma bruxa. Depois, mesmo sem a confirmação dos familiares, encarregou-se pessoalmente da execução da pena capital, utilizando-se de uma tocha. Entretanto, estes eventos desencadearam reações extremas e sobrenaturais, quando o espírito imortal da acusada fica dividido entre o amor e o ódio, com consequências imprevisíveis na vida de todos os envolvidos nesta saga romântica de duas almas apaixonadas.

O mesmo é um romance espírita antigo, começa se passando na França, nos tempos da Inquisição e tem Helen como protagonista.

Sendo assim, o livro inicia em uma pequena aldeia onde a jovem vive com seus familiares e um gato preto. Tudo estava indo bem até Helen se envolver com um dos filhos de Elizabeth e, daí sim, começar todo o seu tormento a ponto de ser queimada viva acusada de feitiçaria e bruxaria.

Com isso, a obra se divide em, inicialmente, contar o envolvimento de Elizabeth e Sebastian, as chegadas dos filhos em especial de Nestor e depois dos fatos ocorridos quando Helen prometeu voltar para se vingar, o luto do filho por causa da moça e todas as outras questões envolvendo a Inquisição e a religião como um todo.

Depois de algum tempo, a protagonista realmente passa a ficar ao redor da família e isso acontece de forma muito sútil. Lembrando que naquela época o Espiritismo não existia e os dons mediúnicos não eram bem vistos e muitas vezes tratados como doenças psicológicas. Já com o passar dos dias, o assunto fica mais acentuado com a filha Isabel, sua mudança total de comportamento, a sensibilidade totalmente aflorada e sem nenhum conhecimento e também com Leonora em muitos vários momentos.

Inclusive é com ela que a segunda parte da narrativa inicia. Por aqui, já é explícito que Helen reencarnou como Leonora, na família onde queria nascer e o seu contínuo amor po Nestor. Também é mostrado todo o amparo espiritual do padre, ele saber mais do que aparenta e não poder falar e as diferenças entre obsessão e reencarnação porque Elizabeth acreditava que o espírito de Helen ainda não tinha paz e estava atormentando a jovem.

Com o passar dos dias os fatos vão sendo esclarecidos, principalmente quanto ao amor e o ódio vividos por Leonora e a importância da boa sintonia para ter auxílio do mais alto, neste caso, na figura de Bartolomeu.

Em todos os fins de cada capítulo, a autora e o espírito amigo dão uma pincelada e um resumo dos acontecimentos tanto na história como um todo quanto à luz da Espiritualidade.

Além disso, o livro também aborda sobre caridade, responsabilidade afetiva, as ligações dos envolvidos de outras vidas e a temática de morrer e reencarnar logo em seguida e ainda conviver com as mesmas pessoas, principalmente aquelas que lhe prejudicaram na última existência e tentar fazer diferente.

O texto é de fácil entendimento, a leitura é fluída e envolvente e as partes espirituais vão acontecendo ao longo de toda a jornada de forma contínua e intercalando em bem direto ao ponto ou mesclado no contexto.

A Batalha entre o Amor e o Ódio é uma ótima opção para quem busca um romance diferenciado, com um conteúdo comprometido com as questões espíritas, que te faz querer colocar Helen / Leonora em um potinho e já ir direto para o segundo livro.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂