28/02/2023

A Família de Guzman – Denise Corrêa de Macedo

Por Juliana Morgensten de Souza

A Família de Guzman / Denise Corrêa de Macedo / Pelo Espírito Arnold de Numiers / 317 Páginas / Editora EME / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooooiiieeee!!!

E dando uma volta pelo Storytel, resolvi pegar para ler o e-book A Famíia de Guzman da autora Denise Corrêa de Macedo em parceria com o espírito Arnold de Numiers e disponibilizado pela Editora Eme.

O mesmo é um romance espírita antigo e é meio que uma continuação da obra O Drama da Bretanha (Post aqui) da autora Yvonne do Amaral Pereira e é necessário ter livro o primeiro livro para entender melhor a narrativa. Além dos vários spoilers.

Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

A família de Guzman vive período de grande sofrimento e readaptação após a morte trágica de Andrea, filha caçula que, atormentada pela influência de seu perseguidor desencarnado, Arnold de Numiers, comete suicídio atirando-se ao mar do alto de um penhasco. Em “A família de Guzman” vamos acompanhar os acontecimentos que se sucederam a essa tragédia, com relatos sobre personagens também retratadas, antes, por Yvonne Pereira; vamos reconhecer em Victor de Guzman, irmão de Andrea, um espírito forte e determinado a transformar esse acontecimento fatídico em motivo de superação, e sua luta para encaminhar a família para o entendimento da finalidade da vida, que é o aperfeiçoamento do espírito.

A obra inicia com as consequências do suicídio do personagem Andrea tanto do ponto de vista físico quanto e, principalmente, do espiritual. Com isso, o leitor vai acompanhando os primeiros momentos pós desencarne da moça e também do filho que carregava no ventre porque estava grávida. Depois é mostrado o desenrolar familiar e da própria Andrea porque a moça estava sofrendo forte processo obsessivo. Além dela, o livro também mostra a continuação das existências dos personagens Victor e Alexis.

Paralelo a isso, o livro discorre sobre outros fatos da Bretanha como a sociedade naqueles tempos e, principalmente, nas figuras do conde Martin Felipe de Durant, o visconde de Y chamado Jean Claude e as mademoiselle´s Étoile e Allorge. E é aí que a história, de certa maneira, nova inicia e faz jus ao nome do livro, pois junta as duas questões: Uma família muito popular no local e todas as consequências da família Guzman depois do desencarne de Andrea e da própria moça.

Com o passar do tempo, A Família Guzman vai intercalando narrativas onde uma hora é o sofrimento de Andrea e a contínua perseguição de Arnold de Numiers e outra é o envolvimento dos vizinhos Visconde de Y e Étoile e todas as outras situações mundanas, sociais e espirituais da Bretanha como casamentos acertados por conveniência, competições e vaidades.

Além de todas essas questões, a obra também retrata o luto e a viúvez do marido Marcus de Villiers. Inclusive nesta parte é comentado sobre o ponto de vista masculina, o que é bem incomum em livros de romances espíritas. Sendo assim, o livro mostra os primeiros dias do rapaz, o suporte que tem de Matilde e sua convivência com os outros personagens,

Em meio as histórias, cartas e correspondências são colocadas tanto como contexto de algo quanto para acalentar a alma. As partes espirituais vão acontecendo ao longo de toda a narrativa, principalmente nas partes de Andrea.

A diagramação é padrão, onde tem o número, um trecho do livro O Drama de Bretanha ou não e o decorrer da narrativa.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída, envolvente e você termina querendo colocar Andrea em um potinho. O livro é ótimo para quem gosta dos romances da Yvonne do Amaral Pereira, lazer ou para algum estudo sobre suicídio e suas consequências.

Onde Achar:

Loja Virtual da EditoraUsando o cupom JUMOR10 você ganha 10% desconto na compra desse e de qualquer outro livro no site.

Ou no Storytel – 7 dias de teste grátis

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂