28/03/2023

Arte no Centro Espírita – Abrarte 

Por Juliana Morgensten de Souza

Arte no Centro Espírita / ABRARTE / 112 Páginas / Editora Educere / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooooiiiieeee!!!

E para matar a minha curiosidade feat. estudar, peguei para ler Arte no Centro Espírita: Planejamento e Prática, feito e organizado pela Associação Brasileira de Artistas Espíritas (ABRARTE) e lançado pela Educere Editora.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

A Associação Brasileira de Artistas Espíritas – Abrarte, por meio deste livro, oferece aos dirigentes e trabalhadores de instituições espíritas, elementos auxiliares aos estudos e práticas das atividades artísticas, sob a inspiração da Doutrina Espírita. Trata-se de contribuição, alicerçada nos saberes e fazeres de experientes trabalhadores no campo das artes, compromissados com o Espiritismo, muitos deles a mais de duas décadas. 

O mesmo é um livro de estudos, possui 5 grandes capítulos e com vários subtópicos dentro, além da apresentação e o anexo da resolução CFN 05/2014 da Federação Espírita Brasileira.

Sendo assim, inicia com a primeira grande parte com 3 capítulos: Fundamentação Doutrinária e depois passa para Utilização da Arte no Centro Espírita com palestras públicas, reuniões dos estudos sistematizados, atendimento espiritual e educação e prática da mediunidade, evangelizações espíritas da infância e juventude, na atividade federativa e entre outros. Já o terceiro capítulo é voltado para o papel dos envolvidos como os dirigentes, coordenadores, participantes e orgãos federativos.

Já na segunda grande parte se tem uma poesia belíssima da amiga espiritual Maria Dolores e após passa a discorrer sobre as questões práticas da arte mediúnica como planejamento e iniciando um núcleo artístico e exemplos de projetos simples para a implantação a de um grupo artístico. Depois e terminando, temos o capítulo 5 que comenta sobre as atividades iniciais de um grupo artístico na Casa Espírita e também sobre o teatro, dança, audiovisual, música, artes visuais, poesias e termina com mais um texto de Maria Dolores.

Além das questões técnicas e da arte mediúnica como um todo, o livro também faz algumas explicações de uma forma geral como diferenciar poesia de poema e todos os passos físicos para a prática real oficial. Ou seja: A obra Arte no Centro Espírita é um roteiro muito bem feito e criado com começo, meio e fim de um evento com arte mediúnica, seja ele em formato de desenho, dança, escrita ou teatro e cada um tem sua função muito bem organizada e planejada.

Durante a narrativa, também é disponibilizado em uma vasta referência bibliográfia, cinematográfica e online. O texto é de fácil entendimento e fluídez da leitura depende da sua intenção. Se tiver tempo e for somente por conhecimento e lazer, é possível de ser lido em um único dia. O mesmo pode ser utilizado como complemento de algum estudo e como referência principal para quem deseja se aventurar pela arte em algum Centro Espírita / Espiritualista sério ou na vida.

Onde Achar:

Virtualmente aqui

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂