12/08/2023

Hidratando a Alma: Filme “Nas Profundezas Do Mar Sem Fim”- Ulu Grosbard

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooooooiiieeee!!!

Partiu hidratar alma nesse sabadão com o filme espiritualista de hoje: Nas Profundezas Do Mar Sem Fim, lançado em 1999, tem Michelle Pfeiffer e Whoopi Goldberg no elenco, com direção de Ulu Grosbard e está disponível na Netflix.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

SINOPSE:

Beth Cappadora (Michelle Pfeiffer) é uma fotógrafa que vê sua vida desmoronar quando Ben, um dos seus três filhos e que tem apenas três anos, é seqüestrado. Ela é apoiada pelo marido, Pat Cappadora (Treat Williams) e por Candy Bliss (Whoopi Goldberg), uma policial que tudo faz para encontrar a criança, além da ajuda de parentes e amigos, mas não consegue nenhuma pista de Ben. Quase dez anos depois, Beth e sua família se mudaram para Chicago e um garoto (Ryan Merriman) vai até a casa dela se oferecendo para cortar grama. Beth na hora reconhece seu filho perdido, que agora usa o nome de Sam Karras. Logo é confirmado que Sam e Ben são a mesma pessoa, mas se perder um filho é uma experiência traumatizante também não é fácil fazê-lo pertencer à família Cappadora da noite para o dia, pois Sam ou Ben tem todos seus laços e lembranças ligados à família Karras.

A obra possui Beth Cappadora como protagonista e a mesma é fotógrafa, esposa de Pat e mãe de três filhos.

Tudo estava indo bem até o filho do meio chamado Ben ser sequestrado e, a partir de então, o telespectador passa a acompanhar uma jornada de luto com sobrevivência para lidar consigo, o marido e os outros dois filhos. Com isso também surge a investigadora Candy Bliss que é interpretado por Whoopi Goldberg e é com ela que fica a cargo as partes mais espirituais e sutis da obra. Inclusive, é impossível não se lembrar também dela em Ghost e sua tremenda importância para o decorrer da narrativa.

Após alguns anos, a família se muda para Chicago e onde acabam conhecendo o garoto Sam, que é idêntico ao seu filho que sumiu. Sendo assim, tanto a mãe quanto o marido e os irmãos passam a conviver com o rapaz em meio a dúvidas, que para eles não é tão duvidoso assim.

Ao mesmo tempo, a obra também vai mostrando as fases do luto, de outras questões deixadas em aberto do começo ao fim e que ficam a cargo do telespectador tirar as suas próprias conclusões. Na primeira parte, a família faz de tudo para manter o menino entre eles e a mãe que se enluta por conta própria e depois meio que torna-se o inverso.

Os fatos reais e os verdadeiros acontecimentos são mostrados de forma muito tênue e mais para quem já possui os olhos espirituais bem abertos. Como por exemplo: Ben foi morto logo em seguida ao sequestro, acordou anos mais tarde, ficou em torno da família e buscou auxiliar a mãe, pai e os irmãos na superação do luto. Caso contrário fica parecendo que a criança está apenas confusa com duas famílias e não sabe em quem acreditar e também que Beth acolheu o menino como se fosse seu filho real e, desde então, melhorou a olhos vistos. Além da hipótese de realmente o filho perdido ter sido encontrado e, com isso, se tornar um filme totalmente voltada para as questões psicológicas que a situação como um todo trás.

Independente da maneira que Nas Profundezas do Mar Sem Fim é vista e observada, a certeza é de muitas reflexões, principalmente quanto ao luto de forma geral e suas várias nuances, das questões sociais e da empatia das pessoas mais sensíveis, como no caso da policial Candy Bliss.

Não é aquele aprendizado com leveza que todo mundo gosta, mas você fica querendo colocar Beth e Ben / Sam em um potinho.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂