26/09/2023

Cirurgias Espirituais de José Arigó – Leida Lúcia de Oliveira

Por Juliana Morgensten de Souza

Cirurgias Espirituais de José Arigó / Leida Lúcia de Oliveira / 398 Páginas / Ame Editora / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooooiiiieeee!!!

Dando uma olhada nos livros da biblioteca do Centro Espírita que frequento, peguei para ler Cirurgias Espirituais de José Arigó da autora Leida Lúcia de Oliveira e disponibilizado pela AME Editora.

Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

Diagnósticos sem anamneses, prescrições surpreendentes, cirurgias com corte sem anestesia ou assepsia, e, no entanto, sem dor, infecções ou complicações cirúrgicas e com alto relato de eficácia. Dois processos e uma condenação por exercício ilegal da Medicina. Um trabalho gratuito, de amor e caridade, por 21 anos.Este é um livro de memórias, nascido do coração de quem participou de perto e acompanhou por 13 anos um dos maiores fenômenos mediúnicos do Brasil e do mundo: José Pedro de Freiras ou, mais popularmente, Zé Arigó, através do qual atuavam o espírito alemão do Dr. Fritz e sua equipe realizando curas e prodígios dignos de nota por cientistas, médicos, juristas e, sobretudo, pelo povo simples e humilde que acorria de toda parte do Brasil e do mundo a Congonhas, em Minas Gerais, em busca de socorro para o corpo e para a alma. Conheça o fenômeno. Tire suas próprias conclusões.

O mesmo é uma biografia do famoso médium de cura de Congonhas e foi escrito por quem conviveu com ele, praticamente, desde o começo dos seus trabalhos espirituais. Leida Lúcia de Oliveira foi uma das auxiliares de confiança de Zé Arigó e esteve presente até o fim da sua vida terrena e depois desmitificando algumas questões também.

Sendo assim e, ao todo, o livro possui 19 capítulos com vários subtópicos dentro, mais a apresentação, introdução e epilógos. Com isso, a obra inicia com o surgimento da mediunidade e depois passa para primeira cirurgia e primeiras curas, Doutor Fritz e o receituário mediúnico, afinidade entre espírito e médium e a preparação de Arigó para o trabalho.

Depois discorre sobre os tópicos dos atendimentos espirituais de forma geral como por exemplo, como funcionava o atendimento, a não permissão de ninguém morrer no Centro Espíritas, a lei de causa e efeito e as curas instantâneas e também a mediunidade de materialização.

Já a partir do 7º capítulo é mostrado sobre as repercussões no exterior do trabalho do mesmo e segue com as investigações da mediunidade de Arigó, a perseguição religiosa, Arigó perante a justiça, libertação, curas da alma e as espetaculares.

No capítulo 14 são colocados depoimentos dos médicos terrenos e depois com a repercussão na Alemanha em função do Doutor Fritz, Arigó diante da ciência, curas paranormais, o desencarne de Zé Arigó e as considerações finais. Por fim, no epílogo é comentado sobre as cirurgias e curas espirituais de uma forma geral pelas palavras de Allan Kardec na codificação espírita e o que promove a cura.

Durante toda a narrativa, a autora vai discorrendo sobre fatos já bastante conhecidos do grande público e também de eventos onde a mesma esteve presente, principalmente nas cirurgias e na vida íntima do médium. Inclusive, entre os capítulos, Leida vai colocando fotos do seu arquivo pessoal de Zé Arigó trabalhando e também com outras personalidades da Doutrina Espírita como Chico Xavier e Divaldo Pereira Franco.

Além disso, vai colocando igualmente trechos de outras biografias já feitas de Arigó como do John Fuller (Post aqui) e tantos outros que não se faz nem ideia.

Tirando a história do médium, uma parte que merece super, master, ultra ser comentada é a diagramação do livro. É uma obra que te faz querer ler somente em formato físico por causa do belíssimo design. Fotos em tamanhos grandes, divisão dos capítulos muito bonita e bem desenhada, QR Code nas pontas do texto que leva a vídeos explicativos no Youtube e também as notas de rodapé super bem explicadas.

O texto é denso, porém, de fácil entendimento e a leitura é truncada por causa da riqueza de detalhes e questões espirituais a serem refletidas. Um exemplo é a explicitação de como Zé Arigó foi teimoso em muitos momentos, o que acaba deixando no ar o que teria sido dele, da mediunidade de cura e as cirurgias espirituais se ele tivesse ouvido, concordado com todas as proibições e se tivesse estudado um pouco das questões mediúnicas e espirituais como um todo também. Teria sido um novo Chico Xavier ou um novo João de Deus? Eis a questão. Porque, por aqui fica nítido a sensação de: Putz! Não precisava ter chego a esse ponto, pois era só….ter estudado e dado uma segurada, entendido e sabido que, dependendo, pode-se ganhar mais alguns anos de vida ou não e não ter batido de frente por ego e vaidade em algumas situações.

Para quem viu o filme O Predestinado (Post aqui) e já leu alguma outra biografia sobre Zé Arigó não tem muita novidade, só se torna o melhor livro sobre o mesmo pela questão proximidade real oficial. Os outros são mais técnicos e esse acaba se tornando um livro de memórias de alguém que trabalhou com ele. Bastante interessante, não é mesmo!?

Onde Achar:

Disponível em formato físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂