13/04/2024

Hidratando a Alma: Documentário Palmelo – A Cidade dos Espíritos”

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooooiiieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse sabadão com o documentário espírita de hoje: Palmelo – A Cidade dos Espíritos, lançado em 2024, com direção de Cleiton Freitas e está disponível no Youtube.

(Confira todas as minhas Redes Sociais aqui)

SINOPSE:

Palmelo é conhecida como a Capital Espírita do Brasil por ter sido criada em torno de um centro espírita, o Centro Espírita Luz da Verdade (CELV), em 09 de fevereiro de 1929. Uma cidadezinha do interior goiano, localizada à margem direita do córrego Caiapó, com cerca 2.500 habitantes, e que foi emancipada no dia 13 de novembro de 1953. Sua história inicia com o surgimento do espiritismo na região.

O mesmo é considerado uma obra atual e conta a história da cidade de Palmelo que foi criada ao redor e, também por causa, do Centro Espírita Luz da Verdade e está situada no interior de Goiás – GO.

Sendo assim, o documentário inicia mostrando uma Palmelo atual e todos os trabalhos que a Casa Espírita oferece desde as questões espirituais como atendimentos, mediunidade de uma forma geral até a caridade assistencial.

Depois, a obra vai discorrendo sobre os médiuns e seus trabalhos internos e externos e também como surgiu a cidade e a Casa Espírita que teve o seu fundador um dos alunos de Eurípedes Barsanulfo chamado Jerônimo Candinho.

Ao mesmo tempo que a história é contada, depoimentos dos moradores e trabalhadores do local vão sendo mostrados e, com isso, o telespectador vai acompanhando o desenrolar da narrativa com passado e presente, pois após a emancipação da cidade em 1953, outos locais espirituais surgiram na região como a escola que leva o nome do fundador da cidade feat. Centro Espírita.

O documentário Palmelo – A Cidade dos Espíritos chama a atenção por ser bem parecida com Abadiânia, Uberaba/ Pedro Leopoldo e Congonhas, porém, sem centralizar os atendimentos em uma única personalidade feat. médium. Mesmo que isso tenha acontecido no início com Jerônimo, a cidade como um todo foi além dessa questão e trata o Espiritismo como um ser uno e onde muitas pessoas estão capacitadas para darem os suportes espirituais necessários. Inclusive, na própria obra não existe o depoimento de ninguém conhecido no mundo espírita nem no meio artístico, somente os habitantes e trabalhadores daquele local tão espiritual, e talvez por isso, pouco comentado.

Por fim, o doc ainda relembra a ligação com o mundo moderno onde as palestras são transmitidas ao vivo no canal do Youtube, as cirurgias espirituais, a importância da musicaterapia e de todos os eventos contarem com um momento musical e de toda a cidade ter um q espiritual que influência em outras tantas coisas mundanas, digamos assim.

Você termina de assistir a obra querendo comprar uma passagem e dar uma passada por lá porque de longe já é possível sentir a vibe incrível da cidade. E querendo dar um abraço em todos os trabalhadores e colocar a mão na massa para ajudar também.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂