Descomplicando os Guias da Umbanda: Para Leigos – Eliana Pacco
Descomplicando Os Guias da Umbanda: Para Leigos / Eliana Pacco / 194 Páginas / Editora Clube dos Autores / ☆☆☆☆☆
Ooiiiiieeee!!!
Em busca de maior conhecimento e querendo entender melhor, resolvi me jogar no livro Descomplicando Os Guias da Umbanda: Para Leigos que é o primeiro livro da série Umbanda, Muito Prazer! e foi escrito pela autora Eliana Pacco e lançado pelo Clube dos Autores.
Partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.
(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)
Este livro é parte da obra intitulada “Umbanda, Muito Prazer!” e pretende tornar acessível o entendimento sobre as Linhas de Trabalho da Umbanda, esclarecer de forma simples quem são os Guias espirituais e oferecer conhecimento para interpretação de seus nomes, identificando a missão junto ao médium, suas especialidades de trabalho etc. E também explicar de maneira descomplicada quem são e o que fazem os Guias de Esquerda, além de apresentar de forma comovente como a Umbanda começou. Esta obra é o livro 1 da série Umbanda, Muito Prazer!. Livro 1 – Descomplicando os Guias de Umbanda Livro 2 – Mediunidade na Umbanda Livro 3 – Os Orixás na Umbanda Livro 4 – O Ritual de Umbanda Livro 5 – As Perguntas e Respostas da Umbanda.
Ao todo, a obra possui 7 capítulos gerais e alguns subtópicos dentro dos mesmos, além da introdução, prefácio, hino da Umbanda e depois sobre o autora, os livros da mesma e a editora.
Inicia contando a história da Umbanda e seu surgimento. Por aqui, ficamos sabemos que o fundador Zélio Fernandino de Morais, após ter sintomas mediúnicos, foi levado a uma Casa Espírita e o mesmo foi, de certa forma, rejeitado porque não era “autorizado” receber caboclos e pretos velhos. Sendo assim, no dia 15 de Novembro de 1908 surgiu a Umbanda, tendo seu primeiro terreiro em São Gonçalo no Rio de Janeiro. Bem interessante né?
Após, a obra começa a discorrer sobre todas as questões da Umbanda em si como suas linhas de trabalho, as entidades, os trabalhadores do Plano Espiritual, onde moram os guias e orixás, como interpretar os nomes dos guias, Exus, Pombagiras e Exus Mirins e a doutrinação do Preto Velho.
Durante toda a narrativa, a autora vai tirando dúvidas e retirando pré-conceitos através de perguntas e respostas. Entre elas estão, as diferenças entre Umbanda e Espiritismo e Umbanda e Candomblé, a polêmica questão de usar ou não animais e outras particularidades tão comentados sobre a religião, as manifestações das entidades e a forma correta das mesmas se manifestarem, o animismo, obsessão e fascinação dentro da Umbanda e como interpretar os guias e orixás.
Para quem é do Espiritismo, fica um pouco assustado com o tanto de informação, digamos assim. É praticamente uma faculdade, principalmente na questão de saber e entender seu orixá de cabeça e todas as outras combinações existentes. Ao mesmo tempo, instiga o leitor a querer entender mais e já iniciar as próximas leituras da série e também acaba se tendo outra visão e maior respeito por todos aqueles que trabalham dentro de um terreiro de forma séria e respeitosa.
O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída, sendo necessário algumas pausas para maior clareza.
Para também quer conhecer um pouco a mais do universo do “vizinho” é uma ótima pedida. Até porque você, enfim, entende dos motivos da expressão Espiritismo Kardecista e a importância que um tem para o outro e vice-versa.
Onde Achar:
Disponível em formato físico e digital:
(Blog ganha comissão por venda)
Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br
Beijos! 😉
[…] livro vai na mesma pegada do seu anterior chamado Descomplicando os Guias da Umbanda (Post aqui), ou seja, com perguntas e respostas sobre as questões dentro da crença espiritualista e também […]