25/05/2019

Hidratando a Alma: Documentário “As Cartas Psicografadas de Chico Xavier” – Cristiana Grumbach

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooooolaaaaarrrr!

Partiu hidratar a alma? Boooooraaaaa!

A indicação de hoje é o documentário As Cartas Psicografadas de Chico Xavier, originalmente exibido pelo canal History em 2010 e dirigido por Cristiana Grumbach.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

SINOPSE:

Através de conversas com pessoas que receberam cartas psicografadas por Chico Xavier, trazendo notícias de entes queridos já falecidos, busca-se compreender qual é o sentimento envolvido neste ato. É possível identificar o parente? Como lidar com a perda e seguir adiante com a vida?

A obra mostra uma série de pessoas que receberam cartas psicografadas dos seus entes queridos através de Chico Xavier e também do seu sucessor Celso Almeida Afonso.

A primeira parte foca mais na parte pais e filhos e na segunda abrange para irmãos e mães. Alguns já tiveram suas cartas publicadas em livros do próprio Chico.

Os participantes foram: Yolanda, Nyssia, Sônia e David, Piedade, Thereza, Edinah e Armando, Maria Helena, Maura, Axima, Leonilde, Marlene, Neusa, Maria Izilda e Rosalina e Walter. Por fim, o autor Paulo Rossi Severino também deu seu depoimento quanto a sua pesquisa de campo sobre as cartas e suas conversas com Chico.

Durante uma narrativa e outra, são lidas as mensagens que os entes queridos escreveram para seus parentes.

Pelo que eu entendi, nenhum entrevistado é espírita e todos, antes do recebimento das correspondências, estavam extremamente céticos.

A parte mais dolorosa é que, algumas mães, ainda não superaram o luto e se agarram nas mensagens com toda a força para sobreviver. Em alguns momentos achei que ocorrem processos obsessivos. Mais enfim! Espero que, hoje em dia, estejam bem.

O Filmáticas Espíritas conseguiu juntar as duas partes e deu mais de 2 horas de documentário. E você nem percebe porque passa voando, principalmente pela questão da leitura das cartas.

Também é ótima para analisar o ser humano como um todo. 🙂

https://www.youtube.com/watch?v=aIKYFT75vbc&t=4527s

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉