08/12/2019

Hidratando a Alma: Palestra “A Benção de uma Casa Espírita” – Dalva Silva Souza

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooiiiieeee!

Alguns dias atrás eu postei uma resenha (Clique aqui) de um livro que li da autora Dalva Silva Souza e no Instagram comentaram sobre as palestras dela, então, a palestra espírita de hoje será com a palestrante Dalva.

Não encontrei a do suicídio, mais peguei uma com o título “A Benção de uma Casa Espírita”, realizada no dia 13 de Junho de 2017 em comemoração aos 89 anos do Centro Espírita Vicente de Paulo em Macaé, interior do Rio de Janeiro.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

Dalva começa falando sobre os encarnados e os desencarnados que já passaram pela casa, inclusive os fundadores e a importância dos Centros Espíritas no contexto da sociedade.

Discorre sobre o significado das mesmas e da sua realidade recente na história da humanidade, pois a primeira Casa Espírita surgiu através de Allan Kardec na França.

Lembra que Kardec não apresentou o Espiritismo como uma religião e sim como mais uma vertente de conhecimento e a mesma foi rejeitada pelas faculdades de ciência e filosofia assim como as organizações religiosas. E acabou sendo aceita pelos indivíduos como cientistas como Ernesto Bozzano e pastores das igrejas.

Continua contando a história de quando o codificador teve que abrir as portas da própria casa para começo dos estudos espíritas. Com o passar do tempo o grupo ficou tão grande e tiveram a ideia de “alugar” um espaço próprio e assim surgiu a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

Diz que quando Kardec estava encarnado ocorreu um grande movimento de pessoas interessadas na Doutrina e isso se perdeu aos poucos na França e aumentou no Brasil.

Comenta sobre a primeira Casa Espírita surgida no Brasil e isso se deu através de Olimpio Teles de Menezes e hoje existem mais de 14 mil instituições espíritas no país.

Dalva fala sobre os desafios, a importância das energias e os motivos do Espiritismo ter dado tão certo no Brasil. Fala que Cuba é o segundo país com mais casas espíritas, sendo 600 ao todo.

Conta sobre André Luiz e as passagens do livro Os Mensageiros onde o casal Isidoro e Isabel tiveram a missão de abrir uma Casa Espírita e os acontecimentos do percurso que André Luiz fez do Nosso Lar até o momento de chegar no Centro Espírita.

Por fim, lembra de como o pensamento espírita é libertador e como a energia é diferenciada com o fato de reunir um número significativo dentro de um ambiente. Fala sobre a importância de frequentar uma Casa Espírita e de como é sair de locais contaminados e entrar em um com uma qualidade de energia que vai atuar no psiquismo. Além disso, comenta sobre o papel fundamental dos encarnados em um Centro Espírita.

Que surpresa maravilhosa! Incrível como consegue passar a mensagem de uma forma lúcida, serena e simples. Igualzinha como foi no livro.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉