30/07/2020

As Vidas de Chico Xavier – Marcel Souto Maior

Por Juliana Morgensten de Souza

As Vidas de Chico Xavier / Marcel Souto Maior / 274 Páginas / Editora Leya / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooiieeee!!!

E daí eu li As Vidas de Chico Xavier, escrito por Marcel Souto Maior. Sim! O mesmo que também escreveu a biografia mais conhecida de Allan Kardec (Post aqui).

Partiu conferir todos os detalhes na resenha.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

“A biografia definitiva com relatos inéditos após a morte do médium mineiro. Esta é a versão definitiva – revista e ampliada – do best-seller que deu origem ao fenômeno de bilheteria Chico Xavier, filme dirigido por Daniel Filho. Escrita pelo jornalista Marcel Souto Maior, a biografia As vidas de Chico Xavier reconstitui os altos e baixos, derrotas e vitórias dos 92 anos de vida de um dos brasileiros mais idolatrados e intrigantes da história. Durante as gravações do filme, Marcel ouviu depoimentos sobre relatos acontecidos após a morte do médium, que você só encontra nesta edição! O menino mal-assombrado, o porta-voz dos mortos, o carteiro do além. O homem que escreveu mais de 400 livros, vendeu mais de 30 milhões de exemplares e doou toda a renda dos direitos autorais a instituições beneficentes, movido por uma convicção desconcertante: “Os livros não me pertencem. Eu não escrevi nada. Eles – os espíritos – escreveram”. Aos que diziam que, mais cedo ou mais tarde, ele cairia – desmascarado como fraude -, Chico afirmava: “Não vou cair porque nunca me levantei”. Morreu na cama estreita de seu quarto simples em Uberaba. Perseguido, atacado, humilhado e idolatrado, Chico continua um enigma no ano de seu centenário. Santo para milhões de brasileiros, mistério para outros tantos, um mito cada vez mais influente e fascinante.”

Ao todo são 16 capítulos onde o autor vai passeando pela história de Francisco Cândido Xavier, ou até um determinado tempo Francisco de Paula Cândido.

A narrativa inicia pelo fim, contando os últimos dias do médium espírita e todos os sinais que o mesmo estava dando. Depois passa para o começo e caminha em ordem cronológica. Mostra o despertar da sua grande mediunidade e todas complicações que a mesma trazia, principalmente junto com o seu pai João Cândido Xavier. Chamado de alucinações, o menino Chico fazia de tudo para aquilo desaparecer, inclusive seguindo a risca todas as orientações paroquiais.

O terceiro capítulo mostra o início da ligação do protagonista com Emmanuel e discorre a personalidade fortíssima do mentor e, a partir de então, é mostrado ao leitor a incessante rotina missionária de Chico Xavier. A meta de livros feitos e publicados, os trabalhos voluntários, as casas espíritas que fundou e trabalhou, a divisão do trabalho normal com as questões mediúnicas e espirituais e também o surgimento dos problemas judiciários (entre elas, o famoso caso de Humberto de Campos) e também com as maldades de muitos jornalistas que não acreditam no protagonista.

Depois o livro mostra a mudança de Chico para Uberaba, as aparições do mesmo na televisão, o sucesso do Pinga Fogo, as complicações dos seus problemas de saúde, o início das cartas psicografadas para os familiares e a falta de entendimento de muitos, sua relação com Waldo Vieira, o apoio irrestrito dos seus filhos adotados e também dos famosos e como foram os últimos dias de Chico, mesmo extremamente doente, trabalhando para o Espiritismo.

Uma das partes que mais me chocou foi quando pessoas desesperadas em busca de contato com seus entes queridos desencarnados não aceitavam o real estado do médium. Pessoas gritavam, xingavam, cuspiam, faziam Chico sair da cama para ir, aos trancos e barrancos, explicar a sua condição que estava totalmente explícita. Que loucura!

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída. Se você é fã de Chico, ao término ficará ainda mais, principalmente pela sua paciência com falta de compreensão de muitos e também na aceitação total do seu compromisso com a Doutrina Espírita. Um exemplo real oficial.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e e-book:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉