16/09/2023

Hidratando a Alma: Documentário “Chico Para Sempre” – Wagner de Assis

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooooiiiieeee!!!

Ooooiiiieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse sabadão com o documentário espírita de hoje: Chico Para Sempre, lançado em 2022, com direção de Wagner de Assis, tem participações de Geraldo Campetti Filho, Haroldo Dutra Dias, Marta Antunes de Moura, José Carlos de Lucca, Juselma Coelho, foi baseado no livro “As Vidas de Chico Xavier” de Marcel Souto Maior (Post aqui) e está disponível no Star Plus.

Para minha surpresa e vendo os planos na Globo Play, a assinatura do Star Plus estava gratuita por um ano. Assinei e uma das primeiras coisas que fiz foi assistir ao documentário.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

SINOPSE:

Baseado no Best Seller “As Vidas de Chico Xavier”, escrito por Marcel Souto Maior. Vinte anos após a sua morte, o mineiro Chico Xavier tem sua vida contada no documentário Chico Para Sempre, com direção de Wagner de Assis (Nosso Lar, Kardec) e participação do jornalista Marcel Souto Maior, autor de uma das biografias mais bem sucedidas do médium.

O mesmo conta sobre a vida e obra do médium mineiro Francisco Cândido Xavier através de depoimentos de pessoas que trabalham no meio espírita, daqueles que conviveram e trabalharam com Chico quando encarnado. Além disso, também mostra passagens, vídeos e falas do próprio homenageado.

Sendo assim, o documentário inicia discorrendo sobre a sua mediunidade e suas mais diversas variações, sua capacidade de escrita e depois passa para os primeiros momentos de Chico descobrindo seus dons mediúnicos, o não saber distinguir se a pessoa estava encarnada ou não, o começo das escritas dos seus tão famosos livros e o seu trabalho incansável por horas a fio.

Após, os convidados discorrem sobre as parcerias literárias do médium, principalmente com Emmanuel e depois com André Luiz, inclusive com comentários de quem seria esse espírito quando encarnado e auxiliou no processo criativo da série “A Vida no Mundo Espiritual”. Além disso, é mostrado a ligação de Emmanuel com Chico também como seu mentor espiritual e as histórias entre ambos e popularmente já conhecidas como quando o médium mineiro entrou em desespero no avião.

A partir de então, o documentário passa a comentar sobre o caso Humberto de Campos e seu grande problema jurídico, os pré-conceitos existentes naquela época, principalmente em relação a sua humilde e mediunidade de forma geral, a transformação do Espiritismo de somente dons mediúnicos para também caridade no seu maior grau de excelência, a ligação e ajuda irrestrita de Bezerra de Menezes.

Com isso, a obra prossegue agora mostrando as obras sociais e acalentadoras de Chico, principalmente suas reuniões embaixo do famoso abacateiro e o acolhimento as mães que perderam seus filhos. Nesta parte, a palestrante Célia Diniz e a cantora Wanderléia contam suas narrativas e o quanto o médium as acalentou com as perdas dos seus filhos ainda tão pequenos. Por aqui, os trabalhadores na casa onde Chico tanto trabalhou em Pedro Leopoldo também contam os seus relatos, mostram detalhes importantes do local e de onde o médium morava, seus roupas. Em especial, o telespectador fica com vontade de colocar sua auxiliar Nena em um potinho tamanha a sua simpatia e desenvoltura para falar sobre as questões espirituais como um todo e também dele.

Por fim, Chico Para Sempre relembra sua estreita amizade com Waldo Vieira, se o médium mineiro foi ou não a reencarnação de Allan Kardec, seu grande conhecimento intelectual e seus últimos anos e momentos de vida terrena.

A obra é aquele aprendizado com leveza que todo mundo gosta e se preocupa mais em mostrar os fatos da vida de Chico do que finalizar ou fechar alguma questão em aberto. Fica a cargo do telespectador interpretar e/ou tirar suas próprias conclusões em todos os momentos.

O documentário chegou em poucos cinemas no ano passado e adorei ter matado a minha curiosidade. E, afinal, aprender e saber sobre Chico Xavier é sempre maravilhoso, né não!?

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂