23/08/2020

Hidratando a Alma: Palestra “Cristianismo e Outras Religiões” – Haroldo Dutra Dias

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a palestra espírita que hoje é com Haroldo Dutra Dias e o assunto Cristianismo e Outras Religiões. O evento aconteceu na 47ª edição do Movimento de Integração Espírita na Paraíba no dia 23 de Fevereiro de 2020.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

O palestrante começa falando sobre a arte e a sua valorização de tocar a alma por outros canais de expressão e percepção. Diz que vai falar sobre a interação do cristianismo com outras religiões, porém deixando claro não se tratar de uma abordagem sociológica nem antropológica.

Comenta que a palestra tem como base o livro A Caminho da Luz, escrito por Chico Xavier em parceria com Emmanuel e discorre dos motivos da escolha. Depois lembra sobre se passar por experiências de diversas orbes nos processos evolutivos porque, como lembra O Livro dos Espíritos, existe uma solidariedade entre os mundos habitados.

Discorre sobre o livro Renúncia e também o surgimento de um novo pensamento musical a partir da contribuição de espíritos que aprenderam em outros mundos habitados. Fala da importância de cultivar um espírito de universalidade, ou seja, é necessário sentir segurança no universal e não somente no local.

Haroldo lembra estar abordando outras áreas para depois tocar no assunto da palestra porque são as mesmas situações e após começa a falar sobre a questão religiosa citando os homo sapiens, predadores e as forças imponderáveis.

Diz que a primeira experiência religiosa é aquela a desafiar os 5 sentidos e naquela época tudo que desafiava essas questões iria para o plano do divino. Discorre sobre a África e as religiões de matriz africana, onde as mesmas cresceram com o princípio de todas as forças das natureza serem Deuses, ou seja, o rio, mar, água, terra são Deuses. Comenta que cada tribo ou grupo vai dar nomes diferentes, mas a essência é a mesma.

O palestrante comenta sobre o ser humano ter uma capacidade psíquica para o divino chamada lei de adoração, brinca com todas as áreas “quânticas” que estão surgindo e estão divinizando partículas.

Depois relembra como lidar com o imponderável, invisível e como as forças não controláveis na vida acionam a capacidade psíquica do ser humano para o divino. Fala sobre o espírita ser o indivíduo com o maior número de informações para entender a diversidade religiosa, porém, nem todo espírita é tolerante do ponto de vista religioso.

Comenta sobre o não entendimento da experiência religiosa do muçulmano, do budista, do umbandista e por aí vai, conta as histórias sua com seus irmãos e também de quando foi palestrar em Dubai.

Por fim, diz sobre os diferentes tipos de experiências religiosas de quem mora em Dubai para quem mora perto do Rio Amazonas, que muitos espíritos encarnam na Terra com questões muito mais amplas e profundas e dá os exemplos de Confúcio, Buda, Moisés, Chico Xavier, entre outros.

Haroldo e seu conteúdo riquíssimo como sempre. E com palestras cada vez melhores. Sensacional!

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉