25/08/2020

Suzane – Ullisses Campbell

Por Juliana Morgensten de Souza

Suzane / Ullisses Campbell / 280 Páginas / Editora Matrix / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooieeee!!!

Livro normal com questões espirituais!? Temos! Enfim, eu li o livro Suzane: Assassina e Manipuladora do autor Ullisses Campbell. E sim! É sobre a Suzane von Richthofen.

Bom! Primeiramente: Tem muitos gatilhos. Se você for ou estiver sensível, nem chegue perto desse livro.

Segundamente: O caso em si nem é preciso comentar porque, creio eu, a maioria já conhece, não é mesmo? Porém, existiram várias situações ao longo da narrativa onde apareceram questões espirituais, digamos assim.

Terceiramente: Partiu resenha! 😛

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Suzane Louise von Richthofen é uma lenda do mundo do crime. Em 30 de outubro de 2002, ela abriu a porta de casa para guiar os matadores dos seus pais. Enquanto dormiam, Manfred e Marísia morreram com dezenas de pauladas, desferidas pelo namorado de Suzane e pelo irmão dele, Daniel e Cristian Cravinhos. O crime abalou o país. Pela monstruosidade, a assassina recebeu dois vereditos: o primeiro saiu do Tribunal do Júri em 2006, quando foi condenada a 39 anos de cadeia. A segunda sentença foi proferida pelo Tribunal do Crime, existente dentro das penitenciárias. A comunidade prisional não perdoa pedófilos, estupradores, nem filhos que matam os pais. A menina rica, branca e de cabelos loiros foi condenada. As mulheres sanguinárias do PCC receberam a missão de matá-la dentro da Penitenciária Feminina da Capital, ainda nos anos 2000. Esperta, extremamente manipuladora, Suzane sobreviveu. Este livro esquadrinha o caminho que a criminosa trilhou desde que foi presa pela primeira vez até o momento em que começou a sair da prisão. Para detalhar a vida da assassina, o repórter Ullisses Campbell realizou dezenas de entrevistas e mergulhou nos emaranhados universos do Direito Penal e da Psicologia Forense. A obra mostra uma Suzane que deseja se casar no religioso, virar pastora evangélica e que nutre um sonho agora revelado.

A relação de Suzane com os pais sempre foi muito fria, assim como a maioria das famílias de origem alemã. Depois que começaram a planejar os assassinatos, a Espiritualidade ainda tentou uma humanização na relação mãe e filha. E quase conseguiu, porém, a obsessão e simbiose de Suzane com Daniel estava bem, infinitos, maior.

Outro ponto a ser comentado é a amiga Amanda. Espírita, sempre que pode ajudou Suzane, mesmo não achando correto e esteve ao lado dela enquanto fez algum sentido. Inclusive a mesma visitou a casa depois do crime e, por causa da sua mediunidade, “descobriu” os assassinos.

Depois do trágico ocorrido, outros fatos começaram a acontecer. Suzane, um dia já presa, se encontrou com a mãe e a mesma estava com a aparência final quando foi morta. Daniel também comentou que “sonhava” direto com o casal.

Além dos acontecimentos com Suzane, o livro também mostra histórias das presidiárias que passaram pelo caminho da protagonista ao longo desses anos. Um delas é Celeste, uma mulher que se tornou espírita dentro da prisão depois de ter matado e queimado o marido. A mesma, além de transmitir as questões espirituais de Allan Kardec, também fazia mediúnicas para auxiliar os espíritos amigos e também aquelas que necessitavam de algum carinho de parente desencarnado.

Aliás, o fator religioso é um assunto abordado no decorrer da leitura. Mostra, nas entrelinhas, o quanto ter uma religião é essencial dentro do presídio e a presença constante de autoridades das igrejas católica e evangélica.

O texto é de fácil entendimento e a leitura, como não poderia deixar de ser, pesada e constante. Para quem gosta de uma boa biografia criminal junto com questões espirituais é uma ótima pedida.

Sinceramente eu gostei mais das histórias das outras presidiárias do que os fatos com a própria Suzane. Mas né? Adoro conhecer o universo alheio, então, não conto muito. 😛

Onde Achar:

Disponível em formato físico e e-book:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂