28/01/2021

Obras Póstumas – Allan Kardec

Por Juliana Morgensten de Souza

Obras Póstumas / Allan Kardec / 368 Páginas / Editora Feb / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooooieeee!!!

E, enfim, li Obras Póstumas de Allan Kardec e lançado pela Editora Feb. O mesmo é um compilado de textos escritos pelo codificador ainda em vida e que estavam guardados para futuros livros.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Publicado após a desencarnação de Allan Kardec, este livro apresenta, logo no começo, bem escrita biografia do Codificador, seguida do discurso pronunciado por Camille Flammarion quando do seu sepultamento. Reúne importantes registros deixados por Allan Kardec e se divide em duas partes. A primeira aborda assuntos como: profissão de fé espírita raciocinada, caráter e consequências religiosas das manifestações dos Espíritos, estudo sobre a natureza do Cristo, influência perniciosa das ideias materialistas, as expiações coletivas, o egoísmo e o orgulho, liberdade, igualdade, fraternidade etc. A segunda inclui apontamentos acerca da iniciação espírita de Allan Kardec, sua missão na Terra, mensagens do Espírito de Verdade e de outras entidades venerandas, o auto de fé de Barcelona, o roteiro missionário do Codificador, assim como uma “exposição de motivos”, apresentada na “Constituição do Espiritismo”, como legado do mestre lionês às sociedades espíritas do futuro.

Ao todo, a obra possui 10 capítulos gerais e vários subtítulos dentro de cada um e antes das explicações em si, o livro conta com uma nota de esclarecimento quando ao cuidado de Kardec na publicação do seus textos, a biografia do codificador espírita e o discurso feito por Camille Flammarion no dia do enterro de Allan Kardec.

Depois disso, o livro começa a discorrer sobre os textos escritos e nunca publicados. Inicia com a profissão de fé espírita raciocinada onde fala de Deus, alma e a criação e depois passa para manifestações dos espíritos e o perispírito como princípio das manifestações, manifestações visuais, transfiguração, invisibilidade, emancipação da alma, aparição de pessoas vivas, bicorporeidade, médiuns, obsessão e possessão.

Também comenta sobre causa e natureza da clarividência sonambúlica, controvérsias sobre a ideia da existência de seres intermediários entre o homem e Deus, segunda vista, conhecimento do futuro, previsões, introdução ao estudo da fotografia e telegrafia do pensamento, estudo sobre a natureza do Cristo, a opinião dos apóstolos, dupla natureza de Jesus, influência perniciosa das ideias materialistas, as artes de modo geral e sua regeneração, a teoria da beleza, música celeste e espírita, o caminho da vida, as doutrinas materialistas, panteístas, deístas, dogmáticas e espíritas, a morte espiritual, a vida futura, questões e problemas, expiações coletivas, o egoísmo e orgulho, liberdade, igualdade e fraternidade e resposta aos detratores do Espiritismo.

Depois o próprio Kardec conta um pouco da própria biografia lembrando como iniciou no Espiritismo, o seu espírito protetor, o guia espiritual, sua primeira revelação, a sua missão, alguns acontecimentos importantes, o livro dos espíritos, a revista espírita, a fundação da Sociedade Espírita de Paris, o futuro do Espiritismo, sua volta e o seu sucessor.

Por fim, aborda as questões da Espiritualidade de forma geral como a imitação do evangelho, a igreja, a vida de Jesus, os precursores da tempestade, a nova geração, a regeneração da humanidade, a marcha gradativa do Espiritismo, fora da caridade não há salvação, ensino espírita, publicidade, viagens e a constituição do Espiritismo.

Assim como em A Gênese, Obras Póstumas também faz o leitor refletir bastante sobre os acontecimentos e, principalmente, sobre reforma íntima e faz parecer a obra ter sido escrita ontem. Um exemplo: “…Não é, pois, o fim do mundo material que se prepara, mas o fim do mundo moral. É o velho mundo, o mundo dos preconceitos, do egoísmo, do orgulho e do fanatismo que se esboroa. Cada dia leva consigo alguns destroços…”

O texto é antigo, porém, de fácil entendimento e a leitura é densa e fluída, sendo necessário algumas pausas para reflexão e choque ao perceber de como os assuntos são atuais mesmo sendo escritos antigamente. As mensagens de Kardec são sempre uma aula de aprendizado. Incrível!

Onde Achar:

Disponível em formato físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉