04/05/2021

Na Noite de São Bartolomeu – Janaína Farias

Por Juliana Morgensten de Souza

Na Noite de São Bartolomeu / Janaína Farias / Pelo Espírito Jean Lucca / 304 Páginas / Editora Correio Fraterno / ☆☆☆☆☆

Skoob

Oooiieeee!!!

E a Editora Correio Fraterno me enviou dois livros incríveis (Muito obrigada, pessoal): Na Noite de São Bartolomeu e Mesopotâmia que é um compilado de uma trilogia. Ou seja: De 2 viraram 4 e resolvi começar com Na Noite de São Bartolomeu da autora Janaína Farias com o espírito Jean Lucca.

Partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Darchelle, irmã de Leon, oficial da realeza francesa, se apaixona pelo luterano Étienne, descendente de nobres europeus. Vivem uma grande paixão e sonham com um eterno amor. O casal, porém, terá o seu romance duramente atingido pelos planos de Ramon, um jovem católico que assumiu no leito de morte do pai o seu desejo de vingança. O dia da grande concretização dos sonhos de Darchelle e Étienne será interrompido pelo triste episódio que marcou a história da França: o massacre da Noite de São Bartolomeu. Era a repressão ao protestantismo, engendrada pelos reis católicos, no ano de 1572. E os personagens desta fascinante história verão suas vidas transformadas. A antes sonhadora Darchelle será protagonista de grandes acontecimentos, conflitos que irão desencadear atitudes que só mesmo um coração ferido é capaz de entender.

O livro é um romance espírita antigo, tem duas grandes partes e possui Darchelle como protagonista. E apesar da obra ter praticamente o mesmo nome da parceria Wera – Rochester (Post aqui), a narrativa em si é diferente e mais voltada a um grupo específico.

A moça vem de uma família considerada da realeza e tem Leon como irmão. Depois de um tempo e dos falecimentos dos pais, os dois se encontram sozinhos no mundo.

Com isso, a história começa com a protagonista se preparando para o seu grande aniversário e sempre contando com a ajuda da noiva do irmão chamada Marie-Antonette. Darchelle também encantava os homens, principalmente o jovem Ramon.

A partir de então, acompanhamos as vidas dos irmãos N., o início de envolvimento de Darchelle com Étienne, o noivado e os preparativos para o casamento, a amizade duvidosa da moça com Ramon, o dia fatídico de São Bartolomeu onde Étienne foi morto pelo rapaz.

Depois da morte do noivo, o até então unidos irmãos Darchelle e Leon começaram a tomar rumos opostos e o desequilíbrio emocional e espiritual da protagonista entrou em uma crescente. E assim a tão devota de Jesus, começou a mover mundos e fundos para se vingar da morte do noivo e horas acusava o irmão e outras Ramon.

Ao contrário da maioria das obras em que vemos o crescimento espiritual da jovem que passa a ser uma mulher sábia, com Darchelle acontece totalmente o inverso a tal ponto de afetar outras tantas vidas.

As partes espirituais saudáveis ficam com os amigos espirituais ao longo de narrativa, em especial dos pais dos irmãos e depois de Étienne que tenta, a todo custo, demover Darchelle de se vingar.

O livro também aborda, principalmente na segunda grande parte, as questões do suicídio, suas consequências e diferenças, a forte obsessão, a importância do perdão e do orar e vigiai.

Um outro ponto alto de Na Noite de São Bartolomeu é a diagramação lindíssima e segue um padrão em quase todos os capítulos: O título, um trecho de alguma obra básica da codificação espírita e a continuação da história.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída e envolvente. Existem algumas partes pesadas, porém, a narrativa em si é bem tranquila. E foi uma grata surpresa conhecer a escrita da autora, até então, totalmente desconhecida pra mim. Obrigada pessoal da Editora pelo envio desse livro incrível.

Onde Encontrar:

Loja Virtual da Candeia

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉