30/05/2021

Hidratando a Alma: Palestra “Conflitos em Família e a Linguagem do Coração” – Vinícius Lousada

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooiiiiiiieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a covidlestra espírita de hoje e foi uma indicação de uma seguidora lá no Instagram (Muito obrigada): Vinícius Lima Lousada e o assunto “Conflitos em Família e a Linguagem do Coração”. A live aconteceu no dia 15 de maio de 2021 através do canal da Sociedade Espírita Gabriel Delanne Esteio.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

Ele começa falando sobre o seu livro denominado A Linguagem do Coração e que o mesmo será a base da palestra, junto com as reflexões contidas com a Federação Espírita do Rio Grande do Sul.

Fala sobre os conflitos internos de cada indivíduo, a hiperconvivência entre familiares em tempos de pandemia e como isso aumentaram algumas experiências, principalmente quanto aos defeitos de si próprios e dos outros.

Lembra a quantidade de casais separados neste período e o aumento dos transtornos emocionais com a continuidade da situação em que estamos vivendo. Depois lembra a importância das preces e princípios em família e começa a discorrer slides sobre o assunto, fala sobre as visões sobre os conflitos, de não precisar fugir dos mesmos e o que não pode é a própria pessoa ser a agente de conflitos negativos. Comenta que os conflitos podem ser vistos como algo natural e como um desafio para o desenvolvimento de uma ética de compreensão e com os limites morais e espirituais uns dos outros.

Comenta sobre o “iceberg de conflito” feito por Marshall Rosenberg e que o mesmo tornou-se especialista em comunicação não violeta e ele comenta que todo conflito é uma expressão trágica de uma necessidade não atendida e isso também se estende aos familiares.

Diz sobre existirem indivíduos que só sabem se expressar através da comunicação violenta, discorre sobre os conflitos negativos e boa parte destas questões surgem dos pensamentos criados pela própria pessoa sobre outros seres humanos, situação e sobre si próprio.

Lembra sobre a linguagem e o progresso espiritual a luz do que foi dito por Allan Kardec em O Livro dos Médiuns e também como saber se aquele espírito comunicante é positivo ou negativo e da linguagem ser uma boa radiografia de quem o ser humano em questão é.

Também aborda a linguagem do coração e que a mesma é uma das tantas utilizadas para utilização da linguagem no exercício da educação dos sentimentos individuais e colocando a caridade como bússola no processo.

Depois mostra os princípios básicos da comunicação não violenta como observar a realidade, reconhecer o sentimento, identificar a necessidade e saber pedir, além da empatia e honestidade. E, por fim, lembra sobre a problemática de nos colocarmos acima dos demais, lembra a série Todo Mundo Odeia o Chris, o verdadeiro amor, a humildade para saber pedir e não esperar nada em troca e a necessidade de empatia e caridade.

Vinícius foi simples, prático e eficiente. Conseguiu interligar de forma brilhante as questões atuais com o Espiritismo e a educação de si próprio em todos os aspectos. Muito bom!

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A PALESTRA NA ÍNTEGRA.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉