03/01/2022

Mind – Haroldo Dutra Dias

Por Juliana Morgensten de Souza

Mind: Conheça e Organize A Sua Casa Mental / Haroldo Dutra Dias / 201 Páginas / Editora Letramais / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

E a primeira resenha de 2022 é com uma obra do Haroldo Dutra Dias. Começamos muito bem sim ou com certeza?

Bom! O autor, no fim do ano, lançou dois livros. Um deles, que será resenhado hoje e está disponível no Kindle Unlimited é Mind: Conheça e Organize A Sua Casa Mental. O mesmo foi publicado pela Editora Letramais.

Partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Haroldo Dutra Dias, de forma inovadora, traz conceitos profundos que nos permitem resgatar nossa autonomia, equilíbrio emocional, serenidade, além da capacidade de raciocinar e ter esperança. De uma forma lúdica e descontraída nos apresenta os quatro principais elementos psíquicos da nossa casa mental, que várias vezes sequestram a nossa consciência causando inúmeras desordens em nosso mundo íntimo. Demonstra os benefícios de realizar uma atividade com máxima consciência, foco total e atenção plena, abordando temas relevantes como mindfulness e meditação profunda. Um livro que nos ensina a despertar a nossa consciência, equilibrar a nossa casa mental, com momentos especiais que permitem o fortalecimento de nossa espiritualidade. Com a leitura, aprendemos que buscar saúde física e psíquica não é um estilo, mas uma questão de qualidade de vida.

O livro vai em uma pegada a la Rossandro Klinjey, ou seja, uma psicologia espiritualizada, digamos assim. E, pela narrativa, Haroldo podia facialmente largar o Direito e fazer Psicologia…ou ser os dois. 😛

Ao todo, são 3 grandes capítulos contendo vários subtópicos dentro de cada um e durante toda a narrativa, o autor tem o auxílio lúdico de 4 macaquinhos imaginários que são indivíduos em determinadas situações. O primeiro capítulo aborda a Casa Mental como um todo. Cita os elementos psíquicos, a consciência e o processo de observação qualificada.

Indo para o segundo capítulo, temos o Detalhamento dos Elementos da Casa Mental, onde é falado sobre os macaquinhos comentados acima e são eles: O da memória, das emoções, do pensamento e do ego e também a interação entre eles.

Já a 3ª parte fala sobre a Meditação e segue discorrendo sobre o seu elemento âncora, concentração, atenção e presença e viver o agora. Por aqui, Haroldo dá o exemplo de como é a sua meditação: Pegar um violão, se concentrar em cada nota e no que está fazendo, ou seja, estar presente totalmente na situação. Simples assim.

Durante toda a narrativa, além dos ótimos macaquinhos, os assuntos são comentados misturando cotidiano com pitadas de Espiritualidade. É uma ótima obra para quem quer, aos poucos, ir abrindo os olhos espirituais. O start inicial para o autoconhecimento pessoal, psicológico e emocional e depois se jogar no espiritual.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída e envolvente, sendo necessários algumas pausas para reflexão. E também de querer largar tudo para se esconder embaixo da mesa por causa dos soquinhos no estômago.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂