Ooiiieee!!!

Partiu hidratar a alma nesse sabadão com o filme espiritualista de hoje: Encanto, lançado em 2021, com direção de Byron Howard, Jared Bush e Charise Castro Smith e está disponível no catálogo da Disney Plus.

Antes, um aviso: A resenha possui spoilers. Obrigada. De nada.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

SINOPSE:

Encanto é o novo filme de animação da Disney, situada na Colômbia. Nela, a família Madrigal e a comunidade em volta da casa da família é cercada por montanhas, que os deixam protegidos dos maus do mundo. Porém, a família Madrigal é dotada de magia, com cada um dos integrantes da família tendo algum poder mágico que é usado para ajudar a comunidade. Apesar da família ser dotada de magia, apenas um integrante dela não recebeu seu dom quando tinha cinco anos, Mirabel, que sempre tenta ajudar a família e a comunidade como consegue, mas não importa o que faça, ela nunca consegue agradar sua Abuela. Um dia, na noite em que um de seus primos recebe seus dons, ela vê a casa da família rachando, algo que é relevado pela família, já que ela não tem poderes mágicos. Mirabel então parte em uma aventura própria para achar o que há de errado com a casa e salvar todos de sua família, e o único que pode dar as respostas é seu tio Bruno, que vê o futuro. O único problema é que ele saiu um dia e nunca mais voltou.

O filme se passa nas montanhas da Colômbia e tem Mirabel Madrigal como protagonista.

A menina vem de uma família tradicional na cidade, conhecida por ser extremamente mágica e morarem em um castelo encantado. E todos estão se preparando para a descoberta de mais um dom na cidade, sendo a última festividade foi com a própria Mirabel, onde foi visto que ela não possuia nenhum dom.

Também é possível conhecer os outros membros da família como as irmãs de Mirabel que se chamam Isabela e Luisa, além da matriarca Abuela Alma Madrigal e do famoso tio Bruno que sumiu após um incidente “mágico” e nunca mais foi encontrado.

Tudo estava indo bem na iniciação e festividades do dom de Antônio, quando Mirabel começa a enxergar rachaduras nas paredes da casa. A partir de então, o telespectador passa a acompanhar o desenrolar dos fatos e a tentativa de Mirabel de ajudar em algum aspecto. Além disso, descobre que estava na última imagem criada por Bruno e, sendo assim, a incentiva ainda mais a descobrir toda a verdade.

Com tudo, literalmente, desmoronando, tanto Mirabel quanto quem está assistindo vai entendendo as questões passadas e atuais e tudo que se passou na localidade algum tempo atrás. Inclusive, a moça encontra Bruno e ele a auxilia a continuar na tão famosa visão amaldiçoada e que era impedida de ser comentada na cidade inteira.

Bom! O filme tem algumas vertentes e pode ser interpretada de muitas formas, porém, contudo, todavia, a única certeza é quanto a questão da mediunidade. Os dons referidos são os dons mediúnicos e, como sabemos, todos possuem em maior ou menor grau.

O castelo encantado em questão pode ser interpretado como uma Casa Espírita / Espiritualista / Terreiro ou qualquer outra denominação que se queira colocar e é ali que os dons são descobertos e aflorados, tal qual nas casas referidas. E assim como nesses lugares, dependendo do que está sendo feito, as mesmas desmoronam e fecham. Algumas voltam “sob nova direção física e espiritual” e mais sérias e outras muitas não.

Mirabel também tem um dom que é o da sensibilidade / vidência. Não é muito popular por não dar passagem a espíritos de forma física, mas é extremamente importante do mesmo modo. Se não tivesse mediunidade, “não teria visto” as rachaduras na casa porque a mesma estava em perfeito estado aparentemente.

Encanto também aborda o perdão, o entendimento ao outro, competição, vaidade e os relacionamentos interpessoais. Na minha opinião, foi o melhor filme feito e divulgado pela Disney em relação a essa questão. E o mais explícito quanto a mediunidade também. Quem é espírita / espiritualista, com certeza, ficará com o coração bem quentinho. E sim! Está aí um filme que vale a pena assinar só para ver e cancelar logo em seguida.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂