24/04/2022

Hidratando a Alma: Palestra “Consciência e Responsabilidade” – Claudia Piva

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooooiiieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a palestra espírita que hoje é com Claudia Piva e o assunto “Consciência e Responsabilidade”. O evento aconteceu no dia 2 de março de 2022 na Comunhão Espírita de Brasília – DF.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

A palestrante começa discorrendo sobre um texto de Emmanuel sobre responsabilidade e depois comenta sobre a base da palestra ser o livro Consciência e Responsabilidade do autor Divaldo Pereira Franco em parceria com o espírito Joanna de Ângelis, um artigo escrito por Silvia Helena Visnadi e algumas partes de O Livro dos Espíritos e do Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec.

Fala de algumas experiências feitas depois da Segunda Guerra Mundial para entender os motivos de pessoais socialmente aceitáveis e sem, aparentemente, problemas psicológicos puderam cometer tantas atrocidades e Claudia vai discorrendo sobre alguns destes estudos e lembra que esses comportamentos analisados explicam um pouco o período vividos por nós atualmente.

Comenta sobre a diferença entre inteligência e consciência e alguns podem ter a inteligência muito desenvolvida, mas o mesmo não acontece com a consciência para ter responsabilidade sobre seus atos. Cita a tragédia de Petrópolis e alta consciência de alguns indivíduos, entre eles, de um barbeiro e a história de Gabriel que morreu tentando auxiliar outras pessoas no ônibus.

Diz sobre o ser humano poder ser bom ou talvez resolver seguir outros caminhos não tão legais assim, a importância do não julgamento, discorre sobre o capítulo Sede Perfeitos que está presente no Evangelho Segundo o Espiritismo, lembra sobre livre arbítrio e a ligação com a consciência.

Fala sobre a importância das pessoas trabalharem suas vozes interiores, onde começa e termina o dever de cada um, sobre a consciência nos dias atuais, a necessidade de fazer com o próximo aquilo que gostaríamos que fizessem conosco e isso vai ser traduzido em ética e moralidade. Também relembra de algumas pessoas desejarem paz no outro lado do mundo e não a cultivarem dentro de casa, nem com seus familiares e em outros lugares.

Por fim, a palestrante comenta sobre compaixão, a importância de cada fazer seu papel individual para o bem estar da coletividade, os pensamentos salutares, discorre sobre os mecanismos de defesa, sendo uma delas sempre colocar as responsabilidades no outros e a necessidade de cuidar dos pensamentos e vibrações.

Adorei o simples assim, a praticidade e a mistura dos assuntos espirituais com as questões atuais e sociais que traduzem num melhor entendimento. Muito bom!

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂