03/07/2022

Hidratando a Alma: Conversa Espírita “Falando de Religiões”

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooiiieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a palestra espírita que hoje é mais para uma conversa com o trio Haroldo Dutra Dias, Rossandro Klinjey e José Otávio com o assunto “Falando de Religiões”. O evento aconteceu no dia 23 de Fevereiro de 2020 na 47º Movimento de Integração Espirita em Campina Grande – PB.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

Rossandro começa falando sobre as religiões muçulmanas, os vários níveis de compreensão moral e das experiências espirituais, as diferenças entre compreensões intelectuais e morais e dá o exemplo de uma criança conhecedora do Evangelho e, ao mesmo tempo, pratica bullying na escola. Lembra as religiões que possuem um certo grau de fragilidade e por questões de afirmações precisam negar todas as demais crenças e isso também vale para os seres humanos e da experiência única vivenciada atualmente e que estava prevista no O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec. Por fim, discorre sobre a Doutrina Espírita não dar margem para a intolerência nem interpretação dúbia e, mesmo assim, as mesmas acontecem dentro do meio e cita as diversas doenças emocionais e a falta de humildade de muitas pessoas.

Já José Otávio cita o livro A Caminho da Luz de Chico Xavier, onde o protagonista Confúncio reencarna em uma cultura diferenciada e sua necessidade de se inserir no contexto e o mesmo deve valer para os indivíduos nas diferentes culturas existentes no mundo e dá o exemplo de um professor que conquista os alunos por se inserir nas questões deles e não somente pelos atributos intelectuais. Também fala sobre o medo, as diferenças de receptividade quanto ao Espiritismo no Brasil e na Europa, o apego as imagens e rituais e o quanto ocorre muita escravidão nestas questões, inclusive dentro do próprio Espiritismo e cita o pré-conceito quanto a Doutrina por a mesma ser considerada de classe média alta e a importância da empatia.

Depois Haroldo Dutra Dias comenta sobre os limites e o bom senso dando o exemplo de querer procurar remédio fora da farmácia e o mesmo vale para uma Casa Espírita, onde não é bom fazer uma mistura de crenças, e também não pode ter radicalismo e pega como exemplo alguém que é proibido de entrar em um Centro Espírita vestido com uma camisa hindu.

Por fim, o trio aborda a intolerância religiosa, vestimentas, pré-conceitos, a necessidade da essência e Haroldo fala da importância de respeitar a vida pessoal de cada indivíduo e cita Divaldo Pereira Franco e Rossandro discorre sobre as questões de ego, problemas emocionais, psicológicos, espirituais e sociais dos seres humanos consigo e com os outros.

Apenas que: Você termina o vídeo tendo certeza que se trata de uma conversa atual e termina chocado em saber que foi em 2020 um pouco antes da pandemia. Simples assim! Fora isso, que trio sensacional e megamente prático. Adorei!

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂