03/08/2022

Doenças ou Transtornos Espirituais? – Ame MG

Por Juliana Morgensten de Souza

Doenças ou Transtornos Espirituais? / AME-MG / 147 Páginas / Editora Ame / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooiiiieeee!!!

E por indicação de um seguidor lá do Instagram e do Facebook peguei para ler o e-book Doenças ou Transtornos Espirituais que foi feito por vários autores como Divaldo Pereira Franco, Jaider Rodrigues de Paulo, Maria Aparecida Leão Ramos, Roberto Lucio Vieira de Souza e entre outros e disponibilizado pela Associação Médico-Espírita de Minas Gerais. A edição colocada é mais atualizada e algumas questões foram modificadas ou ampliadas como por exemplo a diminuição do tópico sobre os homossexuais, que hoje em dia, não é mais considerado doença.

Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

O que significam as doenças na visão espírita? Qual a origem espiritual dos transtornos orgânicos e mentais que desafiam o homem moderno? Como agir de forma a prevenir e a tratar os diversos males do corpo e da alma? Como o ser humano constrói a saúde ou o adoecimento em sua vida? O que é e como conquistar a saúde mental? Esses e outros questionamentos que inquietam o homem da atualidade são respondidos na aliança entre ciência e espiritismo, pela abordagem dos médicos e psicólogos da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais e do experiente médium e orador baiano Divaldo Pereira Franco.

O mesmo é um livro de estudo com embasamento de narrativas já publicadas em outros livros bastante conhecidos do grande público espírita como Grilhões Partidos, Tramas do Destino e Painéis da Obsessão.

Ao todo possui 5 grandes capítulos, além da apresentação sobre a nova edição, a apresentação da 1ª edição, prefácio e depois com a apresentação dos autores e bibliografia.

O primeiro capítulo fala sobre a epilepsia e vem relembrando o caso de Viviane em Grilhões Partidos e depois uma abordagem espírita sobre o assunto. Indo para o segundo capítulo temos as doenças infecciosas, em especial a tuberculose, por aqui o exemplo é o caso Argos da obra Painéis da Obsessão e logo após as explicações médico espírita e espírita de forma geral. Essas duas fases foram feitas e cuidadas por Osvaldo Hely Moreira na parte da narrativa em si e de Divaldo Pereira Franco com as explicações espíritas.

Já indo para a terceira fase é falado sobre as psicoses e quem discorre sobre o tema é Jaider Rodrigues de Paulo e os casos exemplificados são de Ester em Grilhões Partidos e Lisandra em Tramas do Destino. Além das abordagens espíritas e médico espíritas. A quarta parte trata da histeria, relembra a história de Angélica em Grilhões Partidos, é contada por Maria Aparecida Leão e Ramos Heilbuth. O diferencial desta parte é que a abordagem é psicológica com Lígia Maria Pompeu Dutra e a espírita continua com o Divaldo.

Por fim e o quinto capítulo é discorrido sobre as patologias aos transtornos espirituais, em especial o processo depressivo e onde é colocado o assunto através de uma palestra de Divaldo Pereira Franco. Nesta parte você lê como se estivesse vendo um vídeo ou palestra do médium baiano real oficial. É incrível como marca né!?

As narrativas vão sendo intercaladas com opiniões e histórias no âmbito médico e também espritiual. Sabe aquela história de até onde é um e em que momento começa o outro ou quando é da pessoa ou espiritual? Pois então. É exatamente isso. Tudo de forma bem profissional, lúcida e esclarecedora. E sim! Possuem muitos spoilers de outros livros, mas como eu não importo foi tranquilo. Já quem tem dificuldades em saber histórias antes de ler pessoalmente será um pouquinho mais difícil.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é densa e pausas são necessárias para entendimentos e reflexões. Os capítulos possuem um estilo padrão com um design com o assunto, exemplo e depois as explicações a luz da Espiritualidade e dos profissionais convidados.

Não é uma leitura para todo mundo, principalmente para quem está chegando na Doutrina agora. É uma ótima obra de apoio para algum estudo ou até mesmo como livro principal de estudo para quem trabalha no campo da saúde.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂