05/08/2022

O Laço da Morte – Wera Krijanowskaia

Por Juliana Morgensten de Souza

O Laço da Morte / Wera Krijanowskaia / Pelo Espírito J.W. Rochester / 232 Páginas / Lúmen Editorial / ☆☆☆☆☆

Skoob

Oooooiiieeee!!!

E por intuição resolvi pegar para ler O Laço da Morte da autora Wera Krijanowskaia em parceria com o espírito J.W. Rochester e lançado pela Lúmen Editorial.

Antes um aviso: O livro possui gatilhos e a resenha contém spoilers. Se estiver sensível emocional ou espiritualmente falando, não leia nenhum dos dois e qualquer coisa procure o CVV.

Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Um aristocrata russo do século XIX casa-se… Inicia-se uma busca incessante por mais poder.

O mesmo é um romance antigo como toda obra dessa dupla, porém, mais voltado para as questões religiosas e as partes espirituais vão acontecendo em doses homepáticas e ao longo de toda a narrativa. Ou seja: Não é pesada no sentido quanto a mediunidade e da Espiritualidade como um todo.

Inicialmente temos o protagonismo do aristocrata Procófy Emelianovitch e ele é muito conhecido em Petersburgo, é viúvo a um bom tempo, defensor e seguidor do Cristianismo, possui 5 filhos e está em vias de se casar com uma judia.

Sendo assim, o leitor passa a acompanhar o desenrolar dos acontecimentos, principalmente quanto as relações sociais e religiosas que, teoricamente, naquela época eram tão fortes. Além disso, também se tem o destaque de uma das filhas do senhor chamada Nina.

Com o passar dos dias, é discorrido sobre o forte preconceito com as judeus, o nacionalismo ferrenho dos russos e a Espiritualidade com a estreita ligação de Procófy com uma esposa já desencarnada.

Em meio a narrativa e junto com os irmãos Arseny e Nina, surge a prima Lili e o trio passa a ser o centro dos temas e guerras religiosas, principalmente quanto a se casar por obrigação e também de esconder sua verdadeira crença para não ser morto. E este ponto, em particular, fica a cargo de Aronstein que é de uma religião, a esconde e se traveste de cristão para se salvar conseguir maiores benefícios, sendo um deles se casar com Nina e aumentar seus poderes. O mesmo problema acontece com Lili, só que em escalas bem menores porque seu marido não é tão perigoso assim.

Do meio para o fim, as verdadeiras intenções e as verdades vão surgindo e por aqui, o fator intuição é muito determinante nos principais momentos. E também acontece o desenrolar da segunda parte da narrativa. Sendo assim, Aronstein é morto e as questões religiosas voltam a tona, principalmente quanto ao enterro, velório e a participação da Nina em todo o contexto e no pós também.

O livro também fala sobre perdão, caridade, evolução espiritual e emocional em doses homeopáticas e a importância da verdade. Existe muito preconceito e racista? Sim e bastante. Mas, infelizmente, é realista né? Poderia dizer que acontecia muito nos tempos antigos, porém, ainda se encontra muito presente e transparece quando se tem poder e religião envolvidos.

O texto é de média entendimento, a leitura é bem densa e truncada o que já é tradicional da dupla Wera e Rochester e não é um livro para todo mundo. Para quem curte um romance espírita histórico é uma ótima pedida, só precisa ter em mente o conteúdo polêmico que consta na narrativa. Não deu muito match comigo, mais curti a vibe Julia Quinn que a dupla conseguiu passar.

Onde Achar:

Disponível somente em formato físico:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂