17/11/2022

O Homem do Caderno – Wilson Frungilo Jr

Por Juliana Morgensten de Souza

O Homem do Caderno / Wilson Frungilo Jr. / 256 Páginas / Editora IDE / ☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooooooiiieeeee!!!

Estava dando uma olhada nos livros da Biblioteca do Centro Espírita que frequento quando resolvi pegar para ler o livro O Homem do Caderno do autor Wilson Frungilo Jr e lançado pela Editora IDE.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

Esta obra nos traz mais uma inspiração mediúnica do conhecido autor, que nos narra a emocionante história de João Pedro que, durante a infância, enfrentou os problemas da miséria e da pobreza, na difícil sobrevivência, nas ruas da cidade grande, por vários anos da década de cinquenta. Apesar dessa vida, conseguiu, com muita força de vontade, aprender a ler, a escrever, e a trabalhar com os números, conquistando, dessa maneira, ainda menino, um emprego num armazém de secos e molhados. Aos dezoito anos, já com a vida mais equilibrada, sofreu perda irreparável, em tragédia que o arremeteu aos sentimentos do ódio e do desejo de vingança, vindo a ser auxiliado por esclarecedor caderno, manuscrito por um trabalhador do bem, pelo amparo de Ubaldo e pelo amor de Lurdes, uma jovem espírita, pela qual se apaixonou. Com certeza, o amigo leitor, muito se emocionará e muito virá a aprender neste eletrizante romance espírita, onde também verá desfilar possíveis agêneres, Espíritos que se materializam e que, anonimamente, mantém contato conosco, em sublimes tarefas de auxílio.

O mesmo é um romance espírita considerado atual para a época, se passa no Brasil e possui João Pedro como protagonista e é ele mesmo que conta a sua história, principalmente depois de conhecer a Doutrina Espírita.

Sendo assim, a história começa do começo literalmente e conta as vidas dos personagens antes do nascimento de João Pedro com todo o envolvimento amoroso entre Cristina e Ernesto.

Já em 1949 nasce o protagonista e, desde então, o leitor passa a acompanhar o desenrolar dos acontecimentos tanto da família quanto do jovem que pedia esmolas para sobreviver e, ao longo do tempo, o menino foi perdendo a admiração das pessoas.

Tudo estava indo bem e normal na vida de todos quando João Pedro conhece três senhores chamados Ubaldo, Ambrosino e Manuel que se tornam muito importantes na sua caminhada evolutiva e espiritual, pois são os mesmos que lhe comentam sobre a Doutrina Espírita.

Com isso, é possível ver o desenvolvimento do jovem na vida profissional e pessoal mesmo aos trancos e barrancos e começa a contar com o auxílio de um caderno onde vai colocando todas as suas anotações e questões sobre a vida e o Espiritismo.

As questões espirituais vão se desenrolando ao longo da narrativa, em doses homepáticas e bem no cotidiano como realmente acontece na vida real. Ou seja, com muitas conversas e aprendizados entre os envolvidos ao longo de toda a caminhada. No mundo físico isso fica a cargo de seu Ubaldo e Ambrosino mesmo.

Já no final, é mostrado ao leitor algumas perguntas e respostas do caderno com explicações simples e bem gente como a gente como onde encontrar a prova da existência de Deus, a vida continuar mesmo depois do desencarne, as existências de céu e inferno, reencarnação e caridade.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída, mas não é o melhor livro do autor real oficial. É uma obra para quem recém está chegando na Doutrina e, com certeza, vai se identificar com o menino, pois vai em uma pegada mais livro normal e tradicional com umas pitadas espirituais e não ao contrário. Inclusive quem é espírita também termina a obra querendo saber mais do Espiritismo, imagina quem não é. Por esse lado O Homem do Caderno contribuiu muito, mas é levíssimo para quem já está dentro da Doutrina a algum tempo.