12/03/2023

Hidratando a Alma: Conversa Espírita “Ego, Egoísmo e Self”

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooooiiieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a conversa espírita de hoje: “Ego, Egoísmo e Self” com Michelle Ponzoni dos Santos, Ana Cristina Sampaio, Miriam dos Anjos e Telma Alves no canal da TV Comunhão Espírita de Brasília – DF.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

A palestrante comenta sobre trazer temas da amiga espiritual Joanna de Ângelis, cita uma parte do livro Autoconhecimento do autor Divaldo Pereira Franco e depois Michelle fala sobre a mente de um modo geral, das palavras de Carl Jung sobre o assunto e diversas patologias, o que é verdadeiramente é o ego e ele ir se construindo ao longo da infância.

Já a Miriam aborda sobre a evolução do entendimento, a diferença entre teoria do que se aprendeu nos livros e a prática e a personalidade de quem se é nesse momento. Também comentam sobre a importância do ego estar bem estruturado, as complicações do ego ainda na infância, sem desenvolvimento e suas diferenças. Enquanto isso, Telma fala sobre o autoconhecimento, atritar para se conhecer, relembra do ego ser o centro do altruísmo e depois elas discorrem sobre o self, onde o mesmo é o centro e também é o todo do psiquismo e comentam sobre os primeiros livros da Joanna onde o tema é abordado falando sobre como o self se comporta nas diversas encarnações, os complexos, os seres estarem em plena evolução e os mecanismos de defesa para proteção do ego.

Relembram sobre o medo ser inconsciente, a rejeição e a auto rejeição, abordam o egoísmo à luz das palavras da mentora de Divaldo Pereira Franco, a hiper valorização da imagem, dos prazeres imediatos, do eu acima do outro e todas as outras questões que alimentam os comportamentos egoístas. Por fim, falam de ir pelo caminho do bem para não sofrer tanto, os caminhos ego-self, ir entrando em contato com a Doutrina para o autoconhecimento e todos os ensinamentos, a intenção de si e ego, as questões sociais de um Centro Espírita e o sofrimento de um ego / self não desenvolvido.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂