23/03/2023

Tudo Passa – Silvio Luiz de Oliveira

Por Juliana Morgensten de Souza

Tudo Passa / Silvio Luiz de Oliveira / 159 Páginas / Editora Olsen / ☆☆☆☆☆

Skoob

Oooiiieeee!!!

Dando uma olhada nos livros da biblioteca do Centro Espírita que frequento e trabalho, resolvi pegar para ler o livro Tudo Passa: Quando a morte de um filho não é o fim do mundo do autor Silvio Luiz de Oliveira e lançado pela Editora Olsen. E sim! Também levei um choque inicial com o nome do livro, mas passou no decorrer da leitura.

Dito isto! Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

O autor Silvio Luiz de Oliveira, repórter e articulista da Revista Internacional de Espiritismo apresenta crônicas e relatos sobre um episódio em sua vida. A morte de um filho e suas consequências no dia-a-dia de sua família. Mensagem de consolação, fé e esperança.

O mesmo é uma mistura de romance com contos e também estudo, é dividido em 5 grandes partes e alguns subtópicos dentro, além da apresentação, preâmbulo e depois a conclusão e tem como base o desencarne da filha Silvana que foi vítima de um atropelamento e acabou falecendo no hospital.

A obra inicia com mensagens muito lindas aos pais enlutados e que estão passando pelo caminho inverso da ordem natural da vida teoricamente e uma breve explicação dos motivos do livro.

Sendo assim, o primeiro capítulo são reflexões em formatos de contos e com o autor aproveitando para detalhar os momentos ainda em vida da filha, durante e depois do falecimento da mesma, inclusive discorrendo sobre os vários sinais que antecedem ao fato. Um exemplo é Silvio queria pintar o teto do quarto, perguntou a ela e teve como resposta: “Pai, podes pintar da cor que tu quiseres, porque eu não vou mais morar aqui mesmo!”

Nesta parte, Silvio ainda comenta sobre o luto, as consequências nas vidas de todos os envolvidos, os encontros espíritas feitos a partir de então e todo o suporte prestado tanto de familiares, amigos quanto do Centro Espírita Círculo da Luz.

Já a segunda parte vem com depoimentos sobre a Silvana e também relembrando o fatídico dia. Com isso, o leitor acompanha as palavras da mãe, sobrinha, tia e tio, socorrista e do namorado.

O terceiro capítulo é contada uma história para aliviar a dor e as outras partes vem abordando os textos referidos nas reflexões e as mensagens de conforto recebidas pelos pais após o desencarne de Silvana.

A narrativa intercala textos com imagens da moça, poesias e mensagens acalentadoras, inclusive mostrando o obituário nos jornais.

O texto é de fácil entendimento e a fluidez depende da sua intenção com a leitura. Provavelmente pais e/ou familiares enlutados levarão muito mais tempo do que eu levei. Se for somente para conhecimento ou leitura é possível de ser lido em um único dia. Além disso, é uma ótima obra de complemento para algum estudo sobre o assunto e depois de uma leitura densa e pesada também.

Apesar do tema não ser nada leve, o autor conseguindo explicar direitinho o porque do título do livro. Inclusive, Tudo Passa e Deixe-Me Partir (Post aqui) são ótima referências quando ao luto de forma geral. Um complementa o outro…literalmente!

Onde Achar:

Disponível somente em formato físico:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂