06/08/2023

Hidratando a Alma: Conversa “Romances Espíritas, Tem Valor Doutrinário?”

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooooiiieee!!!

Partiu hidratar a alma nesse domingão com a live espírita de hoje: Romances Espíritas, Tem Valor Doutrinário? Com Carlos Chagas e Eliana Aquino. A palestra online aconteceu no dia 19 de Julho de 2023 no quadro Conversa Espírita e foi transmitido ao vivo no canal TV Cete em parceria com a Sociedade Espírita André Luiz no Youtube.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

Inicialmente, Carlos relembra que entrou no Espiritismo pelos romances, só foi ler as obras básicas da codificação depois de um tempo e outros livros também. Além disso, cita ter nascido em lar espírita, ter passado e convivido com outras religiões e os diversos romances existentes na casa da avó.

Após, Eliana discorre sobre o termo doutrinar dentro do Espiritismo, a Doutrina Espírita não ter a intenção de criar pessoas fanáticas e cegas sem discernimento.

Ambos abordam sobre um pedagogo organizar todas as questões do Espiritismo, o romance servir como uma metodologia didática e os preconceitos existentes quanto a este estilo de literatura. E Eliana complementa dizendo que o preconceito se estende também para o escritor, mesmo se a história for boa e ter um rico conteúdo doutrinário e conta a própria história com o seu romance espírita.

Eliana também fala sobre os valores morais, a real necessidade de se analisar os livros espíritas de romances, porém, não pode ocorrer preconceito com os mesmos porque eles são os chamarizes para o grande público chegar até a Doutrina. Diz sobre as pessoas não espíritas que já leram romances espíritas e o livro de estudo e técnico ser a porta de entrada para quem chega, de fato, no Espiritismo.

A autora aborda a importância de separar as narrativas existentes nos romances dos estudos e depois que se entra no Espiritismo, esse segundo estilo de livro vai abrindo a mente das pessoas. Depois Carlos lembra Jesus e o que Ele faria em algumas situações, o reconhecimento do joio e do trigo através dos estudos e responde as perguntas e questões dos internautas e Eliana dá a dica do livro Trilhas da Libertação do autor Divaldo Pereira Filho, inclusive contando uma história presente no livro, a vaidade do doutrinador e suas consequências e dos palestrantes também. Ela continua falando sobre a necessidade de ler todos os estilos de livros, inclusive os não espíritas, ter lido uma obra que tinha a ideia distorcida da reencarnação, as pessoas que sairam do Espiritismo e foram para outras religiões e como identificar um romance espírita sério e confiável. Por fim, é colocado um vídeo com uma linda prece lida por Haroldo Dutra Dias.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂