29/08/2023

Vivências Atuais Sob o Consolador Olhar do Espiritismo – Rafaela Paes de Campos

Por Juliana Morgensten de Souza

Vivências Atuais Sob O Consolador Olhar do Espiritismo / Rafaela Paes de Campos / 174 Páginas / Editora Letra Espírita / ☆☆☆☆☆

Ooooiiiiieeee!!!

E peguei para ler a obra Vivências Atuais Sob O Consolador Olhar do Espiritismo da autora Rafaela Paes de Campos, lançado pela Editora Letra Espírita e chegou no kit literário do mês de agosto (Post aqui). Inclusive, eu acho tão incrível quando uma mulher consegue escrever e publicar um livro doutrinário, minha gente! Por isso que fui logo me jogando.

Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

As chamadas obras básicas do Espiritismo devem estar sempre dentre nossos livros de cabeceira, servindo de guia seguro para o aprendizado – e constante revisão – das realidades espirituais.Entretanto, sabemos que à época da Codificação, muitos dos temas hoje vividos pela sociedade, não eram comuns e, por isso, não estão contidos de forma explícita em tais obras. Sendo assim, aos que estudam seriamente a Doutrina Espírita, cabe a tarefa de, conhecendo a base, aplicá-la ao que é novo.É isto que a presente obra pretende fazer: levantar assuntos atuais e, embasando-os na Codificação, encontrar as respostas e reflexões plausíveis e racionais.Passando por questões há muito discutidas e chegando a assuntos individuais e coletivos vivenciados pela contemporaneidade, será possível compreender que o Espiritismo é mais atual do que se pode imaginar.

O mesmo é uma obra de estudos bastante atual e possui, ao todo, 3 grandes capítulos. onde são abordados temas bastante atuais ligados com as questões espirituais e mediúnicas.

Sendo assim, a primeira grande parte é sobre As Velhas Questões, Reflexões Ainda Necessárias e discorre sobre o Espiritismo ser ou não uma religião, a fragilidade da fé, a terceirização de responsabilidades, o véu do esquecimento e os riscos da regressão e a seletividade do amor ao próximo.

Indo para o segundo grande capítulo, temos as Reflexões Para Autoanálise e depois Deus ser ecumênico, mas o homem é intolerante, muitos serem suicidas inconscientes, excesso de amanhã e a ansiedade do dia a dia, a vida não seguir cronogramas e o mimimi ser a dor que não dói na gente. Por fim, o 3º grande capítulo comentado sobre Amores, Relacionamentos e Sexo, pasando para a dependência emocional e seus perigos, diversidade humana e a comunidade lgbtqiapn+, quando o amor vira posse e os ciúmes não é bonitinho, a necessidade esquecida de amar a si mesmo e a promiscuidade não tem relação com o gênero.

Ou seja: Durante toda a narrativa, a autora dá um passeio pelas questões da Doutrina Espírita, chega nos temas sociais de modo geral e depois, finalizava, com assuntos pessoais que acabam se tornando tremendamente sociais também como o ciúmes, possessividade, preconceitos extremos com pessoas que não são heteros e a problemática da falta de autoamor e autocuidado. Tudo isso interligando com Deus, a fé e a Espiritualidade de modo geral.

Os tópicos que mais gostei foram: Terceirização das responsabilidades, que comenta sobre colocar as frustrações em outras pesssoas e responsabilizá-los pelos fracassos e erros, as vidas passadas, a Lei de Sociedade e o livre arbítrio, A vida não seguir cronogramas, onde relata a importância da vivência do hoje, saber que o ser humano não tem controle de quase nada e o conceito pré-estabelecido no meio social de já nascer com uma vida programada e as problemáticas de quem foge disso e absolutamente todo o capítulo 3 porque é totalmente gente como a gente.

O texto é de fácil entendimento e a leitura depende da sua intenção com o livro, mas independente disso, pausas são necessárias para reflexões. É uma obra com menos de 200 páginas extremamente intenso e incômodo ao mesmo tempo, principalmente para quem for mais cabeça fechada.

A obra é uma ótima opção para leitura do cotidiano mesmo ou para complemento de algum estudo sobre um ou mais tópicos presentes em Vivências Atuais Sob o Consolador Olhar do Espiritismo como dependência emocional, os suicidas involuntários e as questões sexuais e a promiscuidade que foi comentada de boas no último capítulo.

Para quem ainda não conhece, a Rafaela está se especializando em livros doutrinários com assuntos ainda bem pouco abordados dentro da Doutrina Espírita e que merecem serem discutidos.

Onde Achar:

Disponível somente em formato físico na loja virtual da Editora Letra Espírita.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂