11/11/2023

Hidratando a Alma: Filme “Amor Esquecido” – Michal Gazda

Por Juliana Morgensten de Souza

Ooooiiiieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse sabadão com o filme espiritualista de hoje: Amor Esquecido, lançado em 2023, com direção de Michal Gazda, baseado no livro Znachor e está disponível na Netflix.

Antes, um aviso: O filme possui gatilhos. Qualquer coisa, procure o CVV.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

SINOPSE:

Amor Esquecido é a história de Rafal Wilczur, um conceituado cirurgião e professor. Abandonado pela esposa, ele é assaltado e acaba perdendo a memória. O filme é baseado no lendário romance polonês “Znachor” (The Quack), de Tadeusz Dołęga-Mostowicz.

O mesmo é uma obra antiga, se passa na Polônia e possui Rafal Wilczur como protagonista.

O rapaz é casado, tem uma filha e é um médico bem conhecido na região, onde auxilia tanto no modo tradicional da medicina quanto pela mediunidade de cura e esse fato é mostrado em linhas muitos tênues inicialmente. Inclusive, por aqui também são divulgados os trabalhos espirituais naquela época.

Em um período tudo vira e ele perde a mulher e a filha que somem no mundo e ele ainda é agredido a ponto de ser considerado morto. Com isso, a segunda fase do filme começa com ele, totalmente esquecido, em um pequeno lugarejo e recebe o nome de Antoni Kosiba.

A partir de então, o telespectador passa a acompanhar o desenrolar dos acontecimentos com o protagonista, com as pessoas do local, também com sua filha que sumiu no mundo e as questões sociais como um todo. Rafal / Kosiba, na largada e sem se lembrar de nada, já sai ajudando um homem com seu ombro fora do lugar e ainda faz uma amizade com o mesmo e sua filha.

Com o passar dos dias, fatos vão acontecendo e Rafal com seu instinto, empatia e dom vai ajudando sem nem saber como racionalmente e acordado, digamos assim. E sem cobrar nada também. Lembrando que os auxílios, em alguns casos, é bem roots porque se passa a muitos anos atrás e possui cenas explícitas, principalmente com uma cirurgia nas pernas de um rapaz e na cabeça da própria filha.

Falando nela, sozinha no mundo, Maria passa a ser alvo fácil de diversas pessoas e também é com ela que o filme mostra as vaidades, apegos, competições, dinheiro ser tudo no mundo e necessidade, bem sonsamente, de ter um casamento para esconder suas reais intenções e desejos.

Depois de um tempo e, como previsto, Antoni é denunciado por suas cirurgias ilegais e, mesmo assim, continua mostrando seu caráter reto e sua moral elevadíssima. Em alguns momentos e bem discretamente, o filme lembra um famoso cirurgião neurológico que morreu a um bom tempo atrás e deixa no ar a questão de ser ele que estava auxiliando Rafal com os atendimentos, além do seu dom já bem natural.

Para quem tem os olhos espirituais abertos, o filme é uma boa pedida porque mostra que moral, dons e sensibilidade não se perde em situação alguma, mesmo se a pessoa tiver perdido a memória para sempre ou por um curto período de tempo. E também do famoso “fazer o bem, sem olhar a quem”, independente do nome, credo, status ou se é rico ou não. Além disso, cita as empatias e caridades brigando com as vaidades e pré-conceitos tão comuns e explícitos daquela época. Não é um aprendizado com leveza, mas é bastante reflexivo, principalmente de como a mediunidade de cura e a medicina no geral funcionam nos tempos antigos.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂