28/11/2023

Conectando: Ciência, Saúde e Espiritualidade II – Carlos Eduardo Accioly Durgante

Por Juliana Morgensten de Souza

Conectando: Ciência, Saúde e Espiritualidade / Carlos Eduardo Accioly Durgante e Paulo Rogério Dalla Colletta de Aguiar / 345 Páginas / Editora Fergs / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooiiieeee!!!

E, enfim, peguei para ler o segundo volume da série Conectando: Ciência, Saúde e Espiritualidade que foi idealizado pela Associação Médico-Espírita do Rio Grande do Sul (AMERGS), organizado pelos autores Carlos Eduardo Accioly Durgante e Paulo Rogério D.C. de Aguiar e disponibilizado pela Editora FERGS.

Lembrando que o primeiro livro já tem resenha por aqui.

Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

Esse livro é o fruto do anseio que todos temos em ampliar ainda mais a compreensão a respeito dos mistérios do transcendente, das leis Divinas, da pluralidade das existências da alma, da lei biológica da reencarnação, das enfermidades ou das deficiências transitórias, enfim, de muitas outras questões que acompanham o Homem desde a sua origem. Nessa “viagem” pelo conhecimento, o leitor já de inicio ficará sabendo um pouco mais sobre a relação da ciência com a religião ao longo dos tempos, e compreenderá que os saberes científicos e espirituais nunca deixaram de ser complemento um do outro, mesmo em tempos de entraves e contendas. 

O mesmo é uma obra de estudos e, ao todo, possui 3 grandes capítulos com vários subtópicos, cada um tem um autor diferente e que se especializou em algum determinado tema ao longo dos anos e dá o seu parecer profissional e espírita. Além disso, inicialmente possui, uma pequena mensagem de Bezerra de Menezes, as apresentações dos organizadores e colaboradores, introdução, e, por fim, uma mensagem via psicofonia do mesmo espírito que iniciou o livro. Ou seja: Um livro que trata sobre saúde e espiritualidade tinha real oficial que começar e terminar com chave de ouro com Bezerra de Menezes, não é mesmo?

Entre os autores estão Sérgio Luis da Silva Lopes, Irvenia Prada, Gilson Luis Roberto, Anahy Fagundes Dias Fonseca, Michelle Ponzoni dos Santos, Leandro Timm Pizutti, Maria Cristina Leal Boeira, além dos próprios organizadores.

Sendo assim, o primeiro grande capítulo aborda sobre as conexões conceituais e discorre sobre os mitos e elucidações da ciência e do espírito, a consciência como realidade extrafísica, o processo de patologizar como necessário à alma, a resiliência e seus conceitos, exemplos e espiritualidade, a hora do indivíduo no planeta e a busca de um relacionamento harmônico dos seres humanos com os animais e sua implicação na saúde.

Já a segunda grande parte são as conexões clínicas, onde é comentado sobre a dor crônica, fibromialgia e espiritualidade, o paciente oncológico e a importância da dimensão espiritual, o aborto na visão médico espírita, a obsessão pelo prazer e pela sexualidade e a espiritualidade como suporte social na assistência ao cuidador. E no tercerio grande capítulo é falado sobre as conexões terapêuticas e a práxis do médico espírita, a homeopatia e o espiritismo, a psicoterapia e a espiritualidade, meditação, visualização e imaginação ativa, espiritualidade no ambiente hospitalar, grupo apoio fraterno e o tratamento das dependências químicas, terapia de vidas passadas e a terapia complementar espírita.

Durante toda a narrativa, os convidados vão discorrendo sobre o assunto a luz das suas específicações à luz da Doutrina Espírita, também da Espiritualidade e com um super embasamento vindo das obras literárias e são colocadas direitinho no fim de cada capítulo nas referências bibliográficas.

As partes que mais gostei foi o capítulo 4 que aborda a verdadeira resiliência e onde é colocado vários exemplos vindo de estudos e testes realizados ao longo dos anos, todo o grande capítulo das conexões clínicas porque ainda muito se pensa na doença como um todo e pouco no suporte da Espiritualidade e o capítulo 15 sobre a meditação, visualização e a imaginação ativa e sua estreita ligação com a Espiritualidade como um todo.

O texto e a leitura depende do seu grande de entendimento espiritual e não é para todo mundo, apesar de parecer. É uma obra voltada para quem já está inserido no meio espírita ou espiritualidade e deseja conhecer e começar a se aprofundar em alguma questão de saúde tanto físico quanto mental. Além disso, é uma ótima obra de complemento para algum estudo sobre os tópicos já comentados acima. Por fim, você termina querendo se jogar no 3º livro e, ao mesmo tempo não, porque daí acaba de vez a série.

Onde Achar:

Disponível em formatos físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂