05/01/2023

Conectando: Ciência, Saúde e Espiritualidade I – Carlos Eduardo Accioly Durgante

Por Juliana Morgensten de Souza

Conectando: Ciência, Saúde e Espiritualidade I / Carlos Eduardo Accioly Durgante / 376 páginas / Editora Fergs / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Ooooiiiieeeee!!!

E então peguei para ler novamente o livro 1 da série Conectando: Ciência, Saúde e Espiritulidade, organizado por Carlos Eduardo Accioly Durgante, com diversos colaboradores e lançado pela FERGS Editora em 2012. Eu tinha lido o mesmo pela primeira vez em 2012, adorei, achei uma ótima reler e fazer uma resenha porque ele merece demais.

Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Conteúdos exclusivos no Instagram por aqui e no Tik Tok por aqui)

RESUMO:

Esta obra traduz o estudo e o devotamento de alguns pioneiros, que de forma intrépida desbravam os territórios da alma imortal a fim de que a ciência médica elabore-se em novo paradgma, que requer a abrangência de vistas sobre uma realidade que ultrapassa as transitórias e instáveis barreiras físicas para adentrar a vastidão do espírito e fundir-se com a ciência do infinito.

O livro possui ao todo 4 grandes partes com 21 capítulos na sequência, da apresentação, introdução e depois as palavras finais e mensagens psicografadas no grupo mediúnico Yvonne Pereira no Hospital Espírita de Porto Alegre. Além disso, a obra vai misturando assuntos do cotidiano com a Espiritualidade pelo ponto de vista de médicos espíritas, ou seja, um profissional que realmente consegue ler o todo de um indivíduo.

Sendo assim, o primeiro grande capítulo discorre sobre O Ciclo da Vida e é comentado sobre a psicopedagogia fetal com Cícero Marcos Teixeira, o pré-natal do espírito com Tiane Salum, a infância com César Geremia, adolescência e espiritualidade com Michelle Ponzoni dos Santos, a maturidade da vida e as necessidades espirituais no processo de viver envelhecendo com Carlos Eduardo Accioly Durgante e a terminalidade, eutanásia, distanásia e a ortotanásia com Gilson Luis Roberto.

Já a segunda grande parte aborda sobre a Saúde do Corpo e também a saúde-doença na visão espírita com Gilson Luis Roberto, tabagismo e as doenças respiratórias com Paulo Zimermann Teixeira, doenças cardiovasculares com Vera Portal, os transplantes de orgãos e o processo de desencarnação com Gilson Luis Roberto, entre outros.

Indo para o terceiro grande capítulo se tem a Saúde da Mente com as doenças mentais à luz do novo paradigma médico-espírita com Anahy Fagundes Dias Fonseca, a depressão e o suicídio com Sérgio Luis Silva Lopes, a ansiedade no mundo moderno com Leandro Timm Pizutti, as doenças da aparência com Gelson Luis Roberto, entre outros. E finaliza no 4 capítulo com dois tópicos: Amor e Saúde com Gilson Luis Roberto e Reencontro com Deus com Gelson Luis Roberto.

As duas partes que mais chamaram a minha atenção e que, creio eu, ainda são pouco comentados são as doenças de aparência e, consequentemente, os vícios e excessos consigo mesmo, roupas, cosméticos, plásticas e por aí vai e a diferenciação entre morte e desencarne, onde ambos parecem ser a mesma coisa, mas são completamente diferentes. Inclusive e neste primeiro livro todo o terceiro capítulo me chamou muito a minha atenção.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é densa, fluída e envolvente ao mesmo tempo com pausas sendo necessárias para reflexões. Além disso e em cada final de capítulo são colocados um vasto acervo de livros nas referências bibliográfias.

A obra não é indicada para quem está chegando agora no Espiritismo e sim para quem já está a algum bom tempo e quer entender, mais a fundo, algumas questões. Somente algumas pinceladas do livro como o envelhecimento, terminalidade, eutanásia, doenças crônicas, dependências químicas que são melhores entendíveis para o público em geral e iniciantes na Doutrina. Também é uma boa opção de complemento de algum estudo em específico e você termina o primeiro livro já querendo completar toda a série.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂