10/02/2024

Hidratando a Alma: Filme 1408 – Mikael Hafstrom

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooiiieeeee!!!

Partiu hidratar a alma neste sabadão com o filme espiritualista de hoje: 1408, lançado em 2007, com direção de Mikael Hafstrom e está disponível na Netflix.

Antes, um aviso: O filme e a resenha possuem gatilhos. Qualquer coisa, procure o CVV.

(Confira todas as minhas Redes Sociais aqui)

SINOPSE:

Um promissor romancista, Mike Enslin (John Cusack), resolveu enveredar por outro caminho e escrever livros que investiguem fenômenos paranormais. Enslin nunca presenciou realmente algum destes fatos, então fica difícil obter credibilidade. Além do mais Mike é totalmente cético, pois até hoje não encontrou evidências de que exista vida após a morte. No entanto decide ir até Nova York e se hospedar no Dolphin Hotel, mais exatamente no quarto 1408, que tem fama de ser habitado por espíritos malignos. O gerente do hotel, Gerald Olin (Samuel L. Jackson), o avisa que 56 mortes já ocorreram neste quarto, mas Mike está decidido a conferir se sua fama está condizente com a verdade.

A obra possui o escritor de romances Mike Enslin como protagonista e também o quarto 1408 no hotel Dolphin.

Enquanto um está de luto pela morte da sua filha e, na teoria, separado da mulher também, o outro está sendo conhecido pelas pessoas chegarem no quarto, ficarem por lá e desencarnarem, seja por quererem ou porque algo aconteceu.

Com isso e enlutado, Mike busca novas aventuras e resolve escrever livros que abordem questões paranormais e ainda vivência-las como se não houvesse amanhã. Para início de conversa, escolhe um hotel em Nova York, onde um determinado quarto é e está sendo bastante conhecido, principalmente depois de mais 50 pessoas já terem falecido por lá, a ponto de ter um livro só com fotos dos mesmos para comprovação dos fatos.

A partir de então, o telespectador vai acompanhando o desenrolar dos acontecimentos e a experiência inloco de Mike. Com o passar do tempo, é possível observar que o protagonista possui uma grande sensibilidade e, querendo ou não, pega as energias e sensações dos que lá já passaram. Tudo isso com um gravador de voz em mãos e discorrendo suas impressões que vão ficando mais intensas com o passar dos minutos.

Do meio para o fim, começa a ser mostrado a verdade, e ao mesmo tempo, o filme deixa totalmente em aberto muitos tópicos a ponto do telespectador querer uma sequência como se não houvesse amanhã. Pois já bem alucinado e totalmente aberto, Mike entra em contato com Kate, que é sua ex-esposa e mãe da sua filha pedindo auxílio e, consequentemente, os fatos reais, de certa forma, começam a ser mostrados.

Além disso, 1408 também fala sobre o livre arbítrio porque o protagonista foi totalmente avisado de tudo que acontecia por lá, o lavar de mãos dos funcionários, escolhas e suas consequências, a linha tênue do contato real com a filha desencarnada e obsessores, o luto real e o simulado e os socorros espirituais em todos os aspectos e níveis. Inclusive, são nesses hospitais e detalhes, que Mike vai demonstrando estar plenamente dos seus atos tanto quanto encarnado quanto depois e do quanto manipula Kate em todos os sentidos.

1408 não é aquele aprendizado com leveza, porém, é bastante reflexivo, é aquele filme considerado de terror na medida certa e bem pé no chão, digamos assim.

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂