11/12/2021

Hidratando a Alma: Série Missa da Meia-Noite

Por Juliana Morgensten de Souza

Oooiieeee!!!

Partiu hidratar a alma nesse sabadão com a série espiritualista de hoje: Missa da Meia-Noite, lançado em 2021, com direção de Mike Flanagan e está disponível no catálogo da Netflix.

Antes, um aviso: A série é bastante pesada e possui muitos gatilhos. Não veja a obra nem leia a resenha se estiver sensível emocional e espiritualmente falando. Qualquer coisa, procure o CVV.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Missa da Meia-Noite é a nova série de terror original da Netflix desenvolvida por Mike Flanagan, criador de A Maldição da Residência Hill. Na trama, Riley Flynn (Zach Gilford) retorna para sua cidade natal depois de anos e esconde um passado sombrio. E com a chegada de padre Paul (Hamish Linklater), um homem carismático e misterioso, nessa comunidade costeira e isolada, eventos milagrosos e presságios assustadores começam a acontecer, causando comoção entre os moradores da pequena ilha.

Missa da Meia-Noite é uma pseudo continuação da Maldição da Residência Hill (Post aqui) e Maldição da Residência Bly (Post aqui), com a diferença de ser mais voltada para o vampirismo. Ao todo, possui 7 episódios com 1 hora de duração cada.

Sendo assim, temos uma pequena ilha pacata chamada Crockett Island, praticamente abandonada e somente com 197 habitantes atualmente. E é para lá que Riley Flynn vai, após cumprir 4 anos de prisão por ter matado uma jovem em um acidente de trânsito.

Na cidade, Riley reencontra seus pais e seu irmão, além de uma antiga amizade colorida chamada Erin. A mesma também voltou para Crockett Island recentemente e abandonou o companheiro quando descobriu estar grávida.

Já o telespectador vai descobrindo, junto com Riley, os outros moradores do lugarejo, além de descobrir ser uma cidade muito religiosa teoricamente. E quem comanda toda essa religiosidade é Bev, uma mulher muito cristã, sempre com passagens da Bíblia na ponta da língua e moveu mundos e fundos para o padre da localidade ir conhecer por onde Jesus viveu e passou seus últimos momentos.

Tudo estava indo bem até chegar um novo padre no local chamado Paul porque o antigo e já bem idoso padre estava doente. A partir de então, vamos acompanhando o desenrolar dos acontecimentos em todos os aspectos.

Em um dia de grande tempestade, Riley, que todas as noites sonha com a garota que matou, vê o padre adoentado correndo na praia, vai atrás e depois não vê mais ninguém. Pela manhã, muitos gatos aparecem mortos. E outros vários tantos antes e depois também e ninguém sabe quem prejudica os bichinhos.

Com o passar das cenas, vamos sabendo quem é de verdade Paul, além das críticas na prática quanto ao “faça o que falo, mas não faça o que faço” e sempre ter alguma passagem na Bíblia para encubrir os próprios erros e deslizes morais. Sabe aquele fanático religioso que trata mal todo mundo, esculacha quem não é da mesma religião e depois se torna em um santo com palavras motivacionais no culto? Pois então.

Curiosamente, muitos milagres começam a acontecer e pessoas rejuvenescer e Paul se torna uma atração e referência no pequeno lugarejo para muitos, porém, não para todos que começam a desconfiar das situações como Erin, Riley e a médica Sarah. E, depois de um bom tempo, tudo começa a sair do controle de todos os habitantes e quase todas as verdades aparecem, menos quem que prejudicava os bichos, deixando nas entrelinhas quem realmente é o culpado ou culpada.

Minha interpretação através do Espiritismo: Acredito que o padre tenha desencarnado na viagem e Paul assume seu lugar de boas. No dia da tempestade, o padre começa a obsediar Paul. E a partir de então, vamos vendo a simbiose entre os dois. Paul susetível e querendo ganhar a simpatia dos moradores e o antigo padre não entendendo sua real situação e querendo continuar tendo atenção de todos do lugarejo. Ao mesmo tempo, temos Bev, que se acha dona do lugar e manipula tudo e todos se escondendo atrás de religião e da Bíblia. Acredito eu que Paul não teria feito tantas outras coisas se não fosse a ligação dele com Bev e o final deixa isso muito claro de quem é quem.

E sim, minha gente! Muitos padres sérios possuem dons mediúnicos, principalmente para levar mensagens reconfortantes nas missas. Tanto que, em muitos momentos, ele diz que sabia de algo, mas não sabia como. Isso é mediunidade, e no caso dele, de forma ostensiva porque se deixou ser envolvido por obssessores de variados níveis.

Como sempre falo aqui: Quando se aborda Espiritualidade em obras normais e comuns, é tudo muito fantasioso e tudo mais. Porém, para quem estuda é fácil de entender, mesmo tendo como o fundo o vampirismo.

A série é muito pesada e, ao mesmo tempo, é ótimo para ver o desenrolar de um sério processo obsessivo e também de pessoas que se escondem atrás da religião e são piores que qualquer ateu hardcore.

https://www.youtube.com/watch?v=cspyDWJfly8

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂