21/08/2020

Espiritualidade Para Corajosos – Luiz Felipe Pondé

Por Juliana Morgensten de Souza

Espiritualidade Para Corajosos / Luiz Felipe Pondé / 192 Páginas / Editora Planeta / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooieeee!!

Sabe quando você chega na livraria e um livro com um título muito interessante te chama a atenção!? Pois bem! Foi isso que aconteceu comigo co Espiritualidade Para Corajosos. Ficava paquerando, folheando as páginas e deixava para lá. E ele apareceu no Kindle Unlimited e me joguei sim ou com certeza? 😛

Partiu conferir os detalhes na resenha.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

Muito além da fé em qualquer religião, a espiritualidade é uma busca por uma conexão com algo maior, divino. Afinal, o ser humano não precisa de respostas para tudo – ou precisa?

É a partir dessa busca que Luiz Felipe Pondé escreveu Espiritualidade para corajosos – a busca de sentido no mundo de hoje. Como ele mesmo diz, não se trata de um tratado sobre espiritualidade e nem um manual traçando sua história. “É um livro que parte de uma intuição: a vida não tem sentido evidente, portanto, é necessário dar um sentido a ela, como disse o escritor francês Albert Camus.” O filósofo confessa que, mesmo não tendo fé, ele se mostra encantado com a possibilidade de ter esperança – mesmo que não haja motivo seguro para tê-la.

Pondé discute se é preciso ter coragem para manter uma vida espiritual e qual é a relação da espiritualidade com a moral, a ética e as regras da vida cotidiana.

O livro possui 31 capítulos e a abordagem é dividido entre a espiritualidade e suas questões e as atitudes dos “idiotas” quanto ao assunto.

A obra começa falando sobre o que é a espiritualidade, passa dos motivos porque coragem é necessário, a espiritualidade para idiotas, os arroubos da vaidade, o que é o espírito, a regra de São Basílio Magno como exemplo do vínculo constitutivo da vida espiritual e a ordem das coisas.

Depois discorre sobre a espiritualidade nas mais diversas situações como da natureza, do deserto, da eleição de Israel, Cristã gnóstica, trágica, do ateísmo, sobre existir uma espiritualidade cristã e/ou judaíca, mística, a espiritualidade no mundo contemporâneo e suas questões e na política.

A partir do 19º capítulo é comentado sobre as polêmicas e muito debatidas entre todos como a espiritualidade satânica, o lugar do pecado e da misericórdia, a espiritualidade e o erotismo, a pré história e a inteligência artificial.

Logo após, passa para a parte mais moderna do assunto como a espiritualidade e espírito nas redes sociais, a espiritualidade light, silêncio e solidão, moral e ética, a espiritualidade para covardes, animais e a esperança.

O livro é totalmente gente como a gente, principalmente quando discorre do que os outros pensam a respeito da espiritualidade. Ri em vários momentos porque são fatos cotidianos e que realmente acontecem.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída e envolvente. E fiquei bastante curiosa para ler os outros livros da mesma série.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e e-book:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂