26/10/2020

Aves Sem Ninho – Célia Xavier Camargo

Por Juliana Morgensten de Souza

Aves Sem Ninho / Célia Xavier Camargo / Pelo Espírito Jesus Gonçalves / 480 Páginas / Editora O Clarim / ☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooieeee!!!

Querendo me aventurar em mais uma obra da Célia Xavier Camargo, me joguei em Aves Sem Ninho, em parceria com o espírito Jesus Gonçalves.

O livro é o segundo de uma trilogia e só fui descobrir no meio do caminho. O primeiro é Perdoa e o terceiro é Em Busca da Ilusão. Independente disso e se você não se importar com alguns spoilers, é possível fazer a leitura tranquilamente.

Mas partiu conferir todos os detalhes na resenha abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

O drama se desenrola na França, quando atravessava período muito conturbado, mergulhada em densas trevas. A religião cristã enveredara por caminhos difíceis e a iluminada mensagem de Jesus escurecera, confinada nas sombrias paredes dos claustros. Guerras Santas e Cruzadas matavam em nome do Mestre que só pregara o amor e a paz, a concórdia e o perdão. A Inquisição inicia seus passos de destruição e morte. É neste clima político-religioso que transcorrem os acontecimentos, relatando a luta de um grupo de Espíritos ligados por laços profundos do passado, em busca do autoaprimoramento. Alguns saíram vencedores das lutas terrenas, com experiências profundamente benéficas. Outros complicaram a sua situação espiritual; além de não saldarem velhos débitos, ainda contraíram novos. Tal qual rosas deixadas pelo caminho, qual será a escolha dos personagens? A beleza e o perfume ou os espinhos?

A obra é um romance espírita antigo, tem duas partes e continua contando as vidas sucessivas de um grupo de personagens.

Na primeira parte é dividido entre a vida no castelo de Montpellier e os funcionários que trabalhavam para a corte. E a narrativa inicia contando a adoção de uma criança, já que a senhora condessa Louise e o senhor conde Ricardo não conseguiam ter filhos legítimos.

O tempo passou e Louise, enfim, conseguiu engravidar e teve Lucas. Fora essas questões, no mundo estavam ocorrendo as Cruzadas e também várias questões religiosas, principalmente com os judeus.

Depois a narrativa passa a abordar a amizade do humilde Pierre com Lucas, o início da Terceira Cruzada, o envolvimento de Ricardo Montpellier na guerra, o desencarne do judeu Joachim e o surgimento de Marianne,

A partir de então, vamos acompanhar o envolvimento de Pierre e Marianne, o noivado, término e a amizade e ligações espirituais entre as famílias Montpellier, Bouillon e Montmorency e o surgimento da relação entre Charles Montmorency e Marianne.

Já na segunda parte, temos Marianne já fazendo parte da corte e Pierre agora é irmão Felipe, pois o mesmo não aceitando o término do relacionamento, decide entrar para a igreja.

Aqui temos as diferenças entre cumprir o dever sacerdotal por amor e para esconder algo. Enquanto Frei Felipe cumpre o básico, Frei Victor está sempre com gente em sua volta e auxiliando a todos na medida do possível.

Também temos as continuações das guerras e as armadilhas criadas para Marianne, onde a mesma sem ter a quem recorrer segue, sem querer, o mesmo caminho de Pierre e torna-se Irmã Angélica.

As partes espirituais vão ocorrendo ao longo de toda a leitura, principalmente nas vidas e estreitas ligações das famílias Montpellier, Bouillon e Montmorency. Já as partes mediúnicas ficam mais do meio para o final da obra.

O texto é de fácil entendimento e a leitura varia entre truncada e fluída. Infelizmente, minha conexão com Aves Sem Ninho só funcionou a partir da segunda parte. Achei meio confusa a interligação entre as guerras e a corte. Sabe quando dá um bug na cabeça no meio da leitura e é necessário pensar e tentar compreender lentamente? Pois então! Mas essa foi a minha experiência, talvez você tenha mais sorte que eu. 🙂

E sim! Pretendo ler novamente, principalmente na sequência correta para ver se funciona melhor.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e e-book:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 😉