06/09/2022

Religião dos Espíritos – Francisco Cândido Xavier

Por Juliana Morgensten de Souza

Religião dos Espíritos / Francisco Cândido Xavier / Pelo Espírito Emmanuel / 190 Páginas / Editora FEB / ☆☆☆☆☆

SkoobGoodreads

Oooiiieeee!!!

Dando minhas voltas pelo Kindle Unlimited, resolvi me jogar no livro Religião dos Espíritos do autor Francisco Cândido Xavier em parceria com o espírito Emmanuel e lançado pela Editora Feb. Hoje em dia faz parte da coleção Estudando a Codificação.

O mesmo foi feito e organizado através de sessões públicas em Uberaba, onde o médium mineiro recebia respostas de Emmanuel sobre os assuntos mais importantes para a sociedade a luz das questões do O Livro dos Espíritos (Post aqui). Isso em 1961 e, chocantemente, parece ter sido escrito ontem. E não! O livro não fala de religião em si, é apenas uma metáfora para expressar os pensamentos dos espíritos e do mundo espiritual como um todo.

Dito isto! Partiu conferir todos os detalhes no post abaixo.

(Clique aqui para conhecer o conteúdo exclusivo no Instagram)

RESUMO:

A partir de estudos realizados durante sessões públicas em Uberaba (MG), o Espírito Emmanuel teceu sábios comentários sobre questões de O livro dos espíritos, obra básica da Doutrina Espírita organizada por Allan Kardec em 1857. São interpretações de respostas dos Espíritos superiores e explanações sobre conceitos e premissas que constituem o Espiritismo e expõem a necessidade de se compreender a grandeza que nos cerca. Com psicografia de Francisco Cândido Xavier, o autor espiritual enfatiza os ricos conceitos inseridos no primeiro livro da Codificação como verdadeiros valores morais que podem servir de guia e base de sabedoria e amor nos caminhos humanos que buscam o encontro do Cristo.

Religião dos Espíritos possui 91 capítulos, além da introdução e vai sendo discorrido sobre diversos temas à luz da Doutrina Espírita tanto em textos como poesias.

Sendo assim, começa com Se tiveres amor e depois passa para aborto delituoso, memória além-túmulo, alienação mental, examina a própria aflição, pureza, censura, mediunidade e dever, Jesus e humildade, ante falsos profetas, sofrimento e eutanásia, reencarnação, palavra aos espíritas, desce elevando, orientação espírita, oração e provação, responsabilidade e destino, o homem inteligente, perseguidos, servir a Deus, esquecimento e reencarnação, suicídio, pena de morte, felicidade e dever, sexo e amor, fenômeno mediúnico, ante os que partiram, doenças escolhidas, materialistas e materialismo, Jesus e atualidade, pluralidade dos mundos habitados, professores diferentes, o teste, simpatia, tempo e serviço, entre outros.

Os textos e as explicações são colocadas por meses, lembrando muito a diagramação das Revistas Espíritas, onde se tinha o número do capítulo, o título, onde e quando foi feita a comunicação, qual a questão e depois os comentários são escritos com, no máximo, 5 páginas. E cada novo capítulo é uma surpresa no estilo do texto e essa parte gostei demais.

Três partes chamaram muito a minha atenção e que são assuntos, ainda hoje, muito debatidos. O primeiro é o capítulo Sofrimento e Eutanásia, onde Emmanuel aborda as questões de atenuar, aparentemente, o sofrimento daquele ente doente. O segundo é Sexo e Amor que é a parte mais atual de todas e cita a importância do sexo e do mesmo não ser enclausurado, mas também sem usá-lo como se estivesse bebendo água, digamos assim. O terceiro é o capítulo Jesus e Atualidade, onde Emmanuel fala da evolução do mundo, a questão da frase: “Na casa do meu Pai, há muitas moradas” e todos os caminhos, no fim das contas, levarem a um único caminho que é Jesus e Deus.

O texto é de médio entendimento por causa da linguagem e a leitura depende do seu grau de interesse e entendimento quanto ao livro como um todo e os temas escolhidos e preferidos. Não é uma obra para todo mundo, mas é ótimo para complemento de algum estudo. E você termina de ler impressionada com a atualidade de Chico e Emmanuel. Uma dupla e tanto real oficial.

Onde Achar:

Disponível em formato físico e digital:

(Blog ganha comissão por venda)

Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever nos comentários ou enviar um e-mail para contato@hidratarvicia.com.br

Beijos! 🙂